Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Foto: Divulgação - Rede Povos da Mata teve oportunidade de expor produtos e expandir negócios na Bio Brazil Fair, em São Paulo
ASN BA 05/07/22 às 08:22 Atualização 08/07/22 às 11:30
Compartilhe

Representantes de agroindústrias baianas colhem resultados positivos após participação na Bio Brazil Fair

Por Carlos Baumgarten
ASN BA 05/07/22 às 08:22 Atualização 08/07/22 às 11:30
Compartilhe

Dez produtores, representantes de agroindústrias baianas, que integram a Rede Povos da Mata tiveram a oportunidade de participar da Bio Brazil Fair, maior feira de produtos orgânicos da América Latina, que aconteceu no mês de junho, em São Paulo. A participação gerou resultados positivos para os produtores, que conseguiram expandir os negócios para outros estados do Brasil e até mesmo para o exterior.

Os produtores participantes são das regiões de Irecê, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Salvador.

Segundo o presidente da Rede Povos da Mata, Hércules Saar, comemora os resultados que estão sendo colhidos após a participação no evento, que aconteceu entre os dias 8 e 11 de junho. “A presença na Bio Brazil Fair foi um momento glorioso, pois foi uma oportunidade de expor os nossos produtos para possíveis compradores de outros estados e também de fora do país. Pudemos mostrar a capacidade que temos de produção. Já estamos tendo uma demanda por nossos produtos”, apontou.

Essa é a primeira vez que produtores que integram a rede participaram da feira, como explica o analista do Sebrae em Irecê, Mauro Viana. “O Sebrae em parceria com a Muka (plataforma dedicada à agroecologia) viabilizou a participação dos produtores e suas respectivas agroindústrias de todo o estado para que eles tivessem oportunidade de expor seus produtos. A feira abriu excelentes oportunidades para comercialização e novos relacionamentos para propostas futuras, inclusive com parceiros da Polônia”, destacou Mauro.

Hércules Saar, que além de produtor, é também coordenador de produção da Muka e consultor em bioagricultura, ressaltou a importância da parceria com o Sebrae. “Além de viabilizar a participação na feira, o Sebrae é um importante parceiro em aspectos ligados à capacitação na área de gestão”, disse, acrescentando que, diante dos resultados positivos, a Rede Povos da Mata estará presente na próxima edição da Bio Brazil Fair.

A Rede

A Rede Povos da Mata, constituído como uma OPAC (Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade), reúne produtores oriundos da agricultura familiar, de assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas. Hércules Saar explica que é a entidade tem como foco a obtenção da certificação de produtos orgânicos, com o selo do Ministério da Agricultura, além de atuar na organização dos produtores e comercialização. A rede está presente em 18 territórios da Bahia.

Atualmente, 900 famílias ligadas à entidade já obtiveram a certificação para produtos orgânicos, o que leva ao consumidor a referência de produtos livres de qualquer substância química.

A Rede Povos da Mata, em conjunto com a ONG Tabôa Fortalecimento Comunitário, também é responsável pela plataforma Muka, que busca unir conhecimentos e experiências para colaborar com a agroecologia no Brasil.

A plataforma trabalha com os produtores a partir dos eixos de produção, beneficiamento, crédito, comercialização e certificação.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas