ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae em Feira de Santana forma segunda turma do Empretec em 2022

Último seminário do ano foi realizado entre 18 e 23 de julho
Por Juliana Vital
ASN BA Atualização
Compartilhe

Último seminário do ano foi realizado entre 18 e 23 de julho

Sessenta horas imersos em um treinamento com base comportamental, de autoconhecimento e desenvolvimento de características de um empreendedor de sucesso. Esta foi a experiência da 2ª turma do Empretec em Feira de Santana em 2022, realizada durante os dias 18 e 23 de julho, no Hotel Atmosfera.

Durante os seis dias da experiência desafiadora, os 23 empresários foram estimulados, em atividades práticas, a potencializar a busca de oportunidades e iniciativa, desenvolver a persuasão, independência e autoconfiança, aprender a correr riscos calculados, entre outros ganhos, a partir de dez características empreendedoras.

Jornalista de formação há 10 anos e com vasta experiência na área de comunicação, Orisa Gomes se inscreveu no seminário com o objetivo de se embasar para tentar conseguir montar um negócio próprio. E a boa notícia é que conseguiu, durante o seminário, terminar de estruturar a sua ideia.

“Tenho muita coisa positiva para falar do Empretec, mas tentando resumir pelo que vivi e pelo que absorvi dos outros participantes, é como ser um quebra-cabeça e conseguir montá-lo. É um exercício de conscientização sobre o conhecimento que temos, a nossa prática, as nossas potencialidades e a ordenação disso para tornar tudo funcional, com resultados não só, mas inclusive financeiros”, diz, acrescentando que vai colocar em prática as lições aprendidas no encontro.

No seminário, o participante tem a oportunidade de vivenciar fortes mudanças comportamentais, de rever conceitos e atitudes e se preparar para a vida e para o mercado, desenvolvendo a autonomia para enfrentar obstáculos e agir de forma empreendedora em qualquer negócio.

De acordo com a técnica do Sebrae em Feira de Santana, Ana Luisa Cezar Hohenfeld, responsável pela coordenação do Seminário Empretec na unidade regional, todos os participantes saem com o espírito empreendedor fortalecido.

“Tivemos mais uma turma comprometida e encerramos esse ciclo com chave de ouro”, comemora. “Uma turma jovem, uns que já empreendem e outros que querem abrir um negócio, todos em busca de aperfeiçoar seus conhecimentos, para se inserir no mercado de forma mais segura”, completa.

Seminário

Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Empretec é oferecido no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, que já capacitou mais de 200 mil pessoas nos 27 estados por meio da metodologia. Criado há 25 anos, o treinamento já foi aplicado em mais de 30 países.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que, dos empresários que participaram, 96% sentiram que o seminário contribuiu no planejamento do negócio; 63% perceberam aumento no volume de vendas depois da capacitação; 67% tiveram aumento no lucro mensal da empresa e 64% aumentaram faturamento. No geral, 85% sentiram diferença na empregabilidade, 86% tiveram mais clareza na definição do novo negócio e 72% mudaram a visão sobre relacionamento e satisfação com o cliente. Como resultado, a nota média da qualidade do curso é 9,2.

As informações completas sobre o seminário e os requisitos de participação podem ser obtidas no site oficial do Empretec.