Uma história tão rica quanto a biodiversidade do Extremo Sul baiano e tão colorida quanto o famoso Beco das Garrafas na cidade do Prado. É nessa mistura que surge a criatividade da empresária Madjara Saint’yves, um exemplo de superação de desafios e dedicação. O Restaurante Oriental Japa Do Beco completa 10 anos e foi nos braços da Madjara que encontrou a possibilidade de crescer, tal como uma criança no colo da mãe.
A empresária já vendeu lanches para pagar a faculdade, trabalhou como atendente e outras atividades, até entender que o perfil empreendedor falava mais alto. A virada de chave aconteceu quando comprou o restaurante da antiga dona e assumiu para si mais esse grande desafio. Começou com a criação do “acarajapa”, prato que garantiu a fama do restaurante e apresenta a fusão entre o tradicional acarajé baiano e o sushi japonês, patenteado no INPI, que se tornou um símbolo da inovação que Madjara sempre buscou ao seu negócio.
O restaurante Japa do Beco cresceu e trouxe novas experiências aos clientes, como no Halloween com a decoração característica, fantasias dos colaboradores e a distribuição de doces para as crianças. A criatividade sem medidas da empresária também criou o 1º curso de sushi para crianças do Nordeste, ensinando técnicas da culinária oriental, práticas de higiene e valores importantes aos “mini chefs”. O ponto alto dessa experiência foi a formatura das crianças, na qual elas prepararam um jantar para seus familiares, estreitando os laços para além do projeto social.
Surgiram outras ideias e rapidamente a empresária as colocou em prática, por meio de campanhas exclusivas para os moradores de Prado, com descontos e vantagens, além de promoções sazonais que atraem tanto os locais quanto os turistas. Os resultados têm sido extremamente positivos e incentivam ainda mais a criatividade da empresária.
A campanha “Pare um Pouco, Pede um Poke”, por exemplo, em apenas seis meses transformou o poke no segundo prato mais vendido do restaurante, atrás apenas do Acarajapa.Além disso, trouxeram para o Prado uma experiência de alta gastronomia em seis edições que, até então, era encontrada apenas em grandes centros urbanos – o Omakase, com chefes renomados e treinamento de toda equipe.
Os colaboradores também recebem atenção especial da empresária que, através de projetos de valorização, busca investir em saúde e bem-estar com parcerias em atividades físicas e mentais, além de treinamentos e capacitações com Sebrae e outras empresas. Umas das ações foi levar parte da equipe para intercâmbios em outro estado, incentivando a participação em cursos e palestras também. Esse cuidado com os funcionários consolidou seu time de sucesso e, hoje, ela relata que tem o “time dos sonhos”.
Quando muitos achavam que o nascimento dos seus dois filhos seria um empecilho, Madjara mostrou que a maternidade é uma excelente oportunidade de crescer e deixar bons frutos. Abriu mais duas empresas, a coquetelaria Moquèm Pascoal e a Pousada Terra Nostra, respectivamente com 6 e 3 anos de funcionamento.
“Foi um ano desafiador financeiramente. Essas consultorias foram um divisor de águas porque, com três empresas, era difícil organizar o controle financeiro. Através da consultoria tivemos acesso a oportunidade de crédito, quitamos dívidas antigas e usamos esse crédito para investimento. Estamos abrindo o 4º CNPJ, em dezembro, numa região privilegiada de Prado, com identidade visual, projeto arquitetônico, produtos que não existem na região, potencial incrível para franqueados e mais expansão”, explicou a empresária.
Compromissada com a sustentabilidade e uma mente em brainstorm constante, Madjara introduziu embalagens ecologicamente corretas e campanhas de conscientização no Prado. As embalagens de poke e yakissoba são feitas para serem reaproveitadas pelos clientes, como a utilização para vasos de planta, por exemplo. Já no Restaurante Japa do Beco, a empresária conseguiu substituir as embalagens descartáveis de plástico por papel, os canudos, sacolas e caixinhas a embalagens de delivery.
As empresas de Madjara ainda participam de iniciativas de reciclagem, como a doação de óleo usado para a fabricação de sabão e latinhas para reciclagem. Sem esquecer também do apoio ao comércio local ao priorizar fornecedores da região, especialmente da agricultura familiar. No âmbito social, patrocinam atletas e projetos culturais que impactam positivamente a comunidade, a exemplo de Luiza Polon, atleta campeã e professora de Jiu Jitsu, e o grupo de capoeira que resgata jovens em situação de vulnerabilidade.
Para a gestora de projetos do Sebrae em Teixeira de Freitas, Taísa Cancela, a empresária Madjara e seu esposo Thairo Bicalho, são exemplos notáveis de como determinação e acesso às ferramentas certas podem transformar negócios. “Com três empresas já consolidadas e a quarta prestes a ser inaugurada, eles aproveitaram as ações do Sebrae em 2024 para organizar processos, fortalecer a gestão e expandir com estratégia. O impacto é claro: crescimento sustentável, colaboradores mais engajados e um modelo de negócio que inspira outros empreendedores. Eles provam que, com visão e apoio, é possível transformar desafios em grandes conquistas”, considerou a gestora.
Hoje, eles possuem processos operacionais definidos para todas as áreas do restaurante, incluindo atendimento, limpeza, organização, recebimento de mercadorias, higienização de alimentos e atendimento ao delivery.
“Somos muito gratos à Taísa, Ângela e ao Sebrae. Contratamos uma consultoria de gestão eficiente e já não conseguimos pensar nas empresas sem a presença do Sebrae, orientando, aconselhando, tirando as dúvidas e profissionalizando a empresa”, destacou Madjara.
Outros empresários também podem ter acesso às consultorias e outras soluções do Sebrae, agendando um atendimento nas agências com especialistas, pelos telefones: (73) 3291-4333.