ASN BA Atualização
Compartilhe

Produtor de Ibicoara recebe 11 premiações em concurso de queijos

Medalhas foram conquistadas durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel)
Por Igor Leonardo e Nayla Gusmão
ASN BA Atualização
Compartilhe

Medalhas foram conquistadas durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel)

A empresa Chapada Diamantina Indústria de Lácteos, sediada em Ibicoara, foi destaque no concurso de queijos realizado durante o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), em Vitória da Conquista, entre os dias 14 e 16 de julho, com 11 premiações no total.

Os produtos lácteos inscritos pelo negócio receberam 3 rosetas de bronze, 5 de prata, 2 de ouro e 1 super ouro, que são os produtos que atingem nota máxima em todos os critérios de avaliação.

Para o empreendedor João Antônio Barbosa, conhecido na região como Nando do Leite, que produz queijos artesanais há mais de 15 anos, o reconhecimento reforça a qualidade da produção de derivados do leite na região. “Meu coração está disparado. Muito grato por esse momento. As pessoas precisam ver o Nordeste com outros olhos, e ver que aqui tem gente que tem fé e garra para trabalhar”, ressaltou.

Os 221 queijos e produtos lácteos inscritos no concurso foram divididos em 8 categorias e julgados por 33 jurados. Entre os membros do júri, 11 eram presidentes de mesa e outros 22 jurados aprendizes, que passaram por uma capacitação anterior ao evento com Débora Pereira, representante do queijo brasileiro na França e presidente da SerTãoBrás, entidade parceira do Sebrae na organização do concurso.

De acordo com a analista técnica da coordenação de Agronegócios do Sebrae Bahia, Juliana Faria, essa foi uma oportunidade de evidenciar e incentivar a produção de queijos no Nordeste brasileiro. “É a valorização da produção local e o fomento da produção artesanal. Uma forma de evidenciar que nós temos queijos extremamente qualificados, com capacidade de competirem com queijos nacionais e internacionais”, destacou.

Realizado primeira vez na Bahia, Enel teve sua 16ª edição com a marca de mais de 3.400 pessoas participantes durante os três dias de evento.