O Plano Municipal de Turismo de Feira de Santana foi apresentado pelo Sebrae na prefeitura municipal, na manhã desta segunda-feira (15), com a participação de diversas entidades envolvidas com o setor. O documento reúne as principais ações e projetos estratégicos para o desenvolvimento do turismo na cidade. O projeto será discutido internamente entre os conselhos e entidades relacionadas e está sujeito a ajustes e aprovação.
O Plano Municipal de Turismo de Feira de Santana tem como objetivo definir a estratégia de desenvolvimento turístico do município, estruturando o direcionamento estratégico, objetivos e ações para o futuro desejado do turismo. Foram estabelecidas ações de curto e médio prazo. A pesquisa possui cerca de 90 páginas e traz projetos de apoio aos pequenos negócios, como a criação de uma landing page, a Fortalece Feira, que vai oferecer consultorias a custo zero. O programa visa atender exclusivamente empresas localizadas no município com consultorias nas áreas de finanças, gestão e marketing digital.
De acordo com o gerente regional do Sebrae, Isailton Reis, este foi um importante passo para a consecução de consolidação de Feira com a característica de turismo de negócios. “Um plano discutido com o trade turístico e agora poderá partir para as ações”, ressalta.
Para a elaboração do plano, foi feita uma pesquisa com visitas de campo e escuta entre os diversos atores locais sobre a percepção que eles têm dos aspectos que envolvem e impactam o turismo em Feira, desde o nível de preparo da cidade à infraestrutura básica e seus equipamentos e atrativos. As entrevistas se iniciaram em 2022 a partir de um convênio entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Sebrae, com a consultoria técnica da empresa credenciada Daventura.
A pesquisa para a elaboração do Plano de Turismo apontou que o principal motivo para viagem ao município é negócios, trabalhos e eventos corporativos, o que representa 44%. Em seguida, cerca de 17% são motivados pela Micareta.
O perfil do turista de Feira de Santana é majoritariamente do Nordeste (85%), principalmente oriundo da Bahia. Os demais estados do Nordeste que apareceram foram Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Ceará. A região Sudeste representa 12%, sendo maior parte dos visitantes do estado de São Paulo. Outros 1% são do Sul, 1% do Norte e 1% internacional.
Conforme o apontamento da pesquisa, 67% dos visitantes vêm sozinhos e, desse total, 58% com motivação para negócios. A hospitalidade, gastronomia e o comércio foram apontados pelos entrevistados como fatores que mais agradaram. E 75% recomendaram o município.