Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Foto: Luiz Carlos Filmes/ASNBa
ASN BA 16/07/22 às 15:50 Atualização 17/07/22 às 12:45
Compartilhe

Startup OnFarm vence desafio Sebrae Like a Farmer realizado no ENEL

Por Nayla Gusmão
ASN BA 16/07/22 às 15:50 Atualização 17/07/22 às 12:45
Compartilhe

Uma startup que oferece solução para mastite, principal doença das vacas leiteiras. Essa é a OnFarm, que foi a grande vencedora do Sebrae Like a Farmer, espaço do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL). O desafio promoveu uma ‘batalha de pitch’, para que empresas apresentassem soluções inovadoras para a cadeia produtiva de leite e derivados.

A OnFarm desenvolveu um sistema que permite identificar qual a bactéria que causa a doença na vaca em 24 horas. O processo é feito por um aplicativo, criado pela empresa, que faz a identificação de forma automática e indica quais os melhores caminhos que o produtor pode seguir de acordo com esses resultados.

Para Eduardo Pinheiro, Diretor Técnico da OnFarm, a participação no desafio foi fundamental. Ele destacou a oportunidade de trocar experiências com outras startups. “A receptividade e a organização do Sebrae foram pontos muito positivos. Além disso, a interação entre as startups foi fenomenal. Tudo isso se soma e estamos muito felizes com essa oportunidade”, ressaltou.

O Sebrae Like a Farmer teve início no dia 15 de julho com as apresentações de 11 startups. Após a batalha de pitch, cinco delas foram selecionadas para a grande final por três jurados: Gilmar Dias, presidente da Coopmac; Jaymilton Gusmão, vice-presidente da Coopmac e Tauan Reis, coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae Bahia.

Para Tauan Reis, o espaço no ENEL pode ajudar os diretores das startups a projetar as apresentações para os possíveis investidores, sócios e clientes. “A função foi dar uma experiência para esses fundadores. Eles são muito bons na tecnologia, conhecem muito bem a solução que estão desenvolvendo, mas, às vezes, falta um pouco de experiência e segurança no momento da apresentação. Um evento como esse funciona muito pra isso. Foi difícil escolher as três melhores, mas saímos daqui com a sensação de dever cumprido”, destacou o coordenador.

Premiações

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, esteve presente na cerimônia e entregou a premiação para Eduardo Pinheiro, diretor técnico da OnFarm, que ficou com o primeiro lugar na competição. Em sua fala, a prefeita destacou a importância do Sebrae para a capacitação dos pequenos negócios. “Eu estou prefeita, mas sou comerciante. Sei o quanto o Sebrae tem ajudado as empresas nesse país maravilhoso que é o nosso Brasil. E aqui, com as startups, não é diferente”, concluiu a prefeita.

A cerimônia de premiação contou ainda com a participação de Josi Viana, gerente regional do Sebrae em Vitória da Conquista, e outros representantes municipais. Luiz Carlos Dudé, presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquistam entregou a premiação para Gustavo Salvati, cofundador da Systech Feeder, que garantiu o segundo lugar na competição. Luís Paulo Sousa, secretário de Desenvolvimento Rural de Vitória da Conquista, entregou a premiação para Viviane Oliveira, diretora técnica da GeoRaiz que levou o terceiro lugar.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas