ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae destaca empreendedorismo feminino como propulsor de desenvolvimento econômico na Bahia

Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios podem ser feitas até o próximo domingo (31)
Por Juliana Vital
ASN BA Atualização
Compartilhe

Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios podem ser feitas até o próximo domingo (31)

O empreendedorismo feminino tem se destacado como propulsor de desenvolvimento econômico local e, atualmente, conta com mais de 500 mil empresárias no estado, representando mais de 6% do total de empreendedoras do Brasil. Apenas nesta década, o número de mulheres empreendedoras cresceu em torno de 34%. Para mitigar os desafios enfrentados pelas mulheres nos negócios, o Sebrae tem capacitado e encorajado o público feminino, além de favorecer a criação de uma rede de cooperação que favorece os negócios.

Uma dessas iniciativas é o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, pelo qual empresárias de todo o estado terão a oportunidade de ter o talento reconhecido por meio dos seus empreendimentos. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, pela internet. O objetivo é alcançar ainda mais mulheres empreendedoras que buscam dar visibilidade ao seu negócio.

A competição tem um histórico de grandes aprendizados e trocas de conhecimento entre mulheres de todo o Brasil. Além das premiações que incluem capacitações, viagens, tablets, celulares, divulgações, mentorias e networking, as histórias podem inspirar diversas outras mulheres a entrarem para o mundo do empreendedorismo.

A edição deste ano contempla as categorias Pequenos Negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual (MEI). Para participar, além de realizar a inscrição, as mulheres devem enviar um vídeo de dois minutos comentando a solução que oferecem ao mercado e sua trajetória como empreendedora.

De acordo com a analista técnica do Sebrae em Feira de Santana, Marília Enéas, a proposta do Prêmio é “fortalecer os temas voltados para a mulher tanto para desenvolver capacidades, como para aprofundar e reconhecer o seu potencial nos negócios como propulsor de desenvolvimento econômico local”.

Dados do Sebrae apontam que, em números, são aproximadamente 7,9 milhões de negócios liderados por mulheres no País, com presença mais forte nos segmentos de beleza, estética, moda e saúde e aumento significativo em espaços antes dominados pelo masculino, como os setores financeiros, de seguros, de construção e manufatura.

Requisitos

Podem se inscrever mulheres maiores de 18 anos, proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou microempreendedoras individuais (MEI) com CNPJ e produtoras rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca.

As inscrições incluem o preenchimento do formulário eletrônico no site e o envio de um vídeo curto, no formato de “pitch”, com apresentação da empresária candidata. Todos os detalhes da premiação, bem como o acesso ao regulamento, estão disponíveis na página do Prêmio. Desde 2004, o Prêmio já contou com a participação de mais de 80 mil mulheres que compartilharam suas histórias de sucesso representando empreendedoras de todo o Brasil.