O Colégio Einstein, há 10 anos em Lauro de Freitas, tornou-se um case de sucesso e deu um salto na sua produtividade inovando mesmo durante a pandemia, em sete meses, após aderir à consultoria ALI (Agente Local de Inovação), oferecida gratuitamente pelo Programa Brasil Mais Produtivo e o Sebrae. O objetivo da consultoria é auxiliar o empresário a inovar em seus serviços e produtos, aumentando o faturamento e reduzindo os custos.
Antes da consultoria, a instituição atendia 200 alunos dos ensinos Infantil, Básico e Fundamental (1 e 2). Com os bons resultados obtidos nos dois primeiros ciclos do programa – cuja duração é de nove meses -, escalou e agora oferece também matrículas para estudantes do Ensino Médio.
As instalações foram ampliadas para mais uma unidade na mesma rua e, desde o início de agosto, o colégio estabeleceu parceria com o grupo Uninter, tornando-se um dos 500 polos da faculdade, que oferece mais de 200 cursos EAD entre graduações, técnicos, especializações e pós-graduações (mestrados e doutorados). Alguns destes são semipresenciais e ainda estão em fase de implantação.
Mas antes, o cenário era outro. A proprietária do colégio, Ione Araújo Brito, destaca como a consultoria a ajudou na organização do gerenciamento operacional. Ela não separava, por exemplo, as contas pessoais das contas da empresa e também não tinha controle sobre o faturamento do colégio.
O gestor estadual do ALI Produtividade no Sebrae Bahia, Elton Andrade, explica como funcionou a consultoria. “Nós demos o suporte de estruturação de pessoas, definição de cargos e orientações sobre finanças. Isso ajudou na otimização de tempo e deu vazão a outras ideias, como a ampliação dos serviços para atender clientes de Ensino Médio e Superior”, disse o gestor.
Andrade explicou ainda que, durante a segunda etapa da consultoria, a empresária se dedicou a investir no marketing digital, em especial, no Instagram, que possui atualmente 2.268 seguidores. Ao todo, hoje, o centro educacional atende 750 estudantes.
A agente local de inovação que orienta na gestão da instituição, Tamires Andrade, diz que o primeiro contato com a empresária foi em agosto de 2022, quando teve início o primeiro ciclo do programa. Ao fazer o Radar de Inovação, identificou dificuldades na gestão financeira. “O primeiro diagnóstico apontou que os controles eram anotados em papéis avulsos. Havia uma confusão entre as despesas da pessoa física e da pessoa jurídica”, revelou.
Tamires relata também que havia uma centralização das atividades, apesar de o colégio contar com funcionários contratados e capacitados, o que foi apontado como um ponto a ser aprimorado na gestão. “Primeiro trabalhamos a questão financeira e em seguida a descentralização das atividades”, frisou.
A agente ressalta que o crescimento foi rápido, porque a empresário seguiu o plano de ação e foi muito ativa e participante. “Agendei a consultoria dela com equipe do Sebrae e, um mês depois, ela já havia organizado planilhas e os setores e abriu uma conta bancária PJ”, disse a Tamires. Dentre as melhorias, está a implantação de um sistema que informa os pais se um aluno faltar à aula e eles têm, ainda, acesso ao conteúdo que é dado em sala de aula.
“Identificamos que era fundamental ter um profissional para trabalhar o marketing digital nas redes sociais. No mês seguinte, ela já havia contratado uma pessoa para essa função”, observou Tamires.
Do zero
Ione Araújo Bruto iniciou na área de educação oferecendo aulas de reforço escolar na casa da avó. Através do Prouni, cursou Pedagogia e teve a ideia de usar um pequeno imóvel da mãe que estava sem uso para ampliar o grupo de alunos, onde também funcionava um serviço de creche.
Atualmente, Ione não leciona mais. Concluiu, recentemente, uma especialização em Gestão Escolar e está cursando Direito. A empresária não perde a oportunidade de palestrar sobre sua trajetória para os alunos do ensino Médio que estão se preparando para optar por uma profissão e incluiu o Empreendedorismo na grade de disciplinas. Feliz com os rumos dos negócios, afirma: “Consegui chegar até aqui porque soube ouvir as pessoas e busquei conhecimento. Eu acredito que todo mundo tem o poder de crescer”.

