Nesta terça-feira (12), o auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) recebeu o I Encontro Baiano do Jovem Industrial. O evento, realizado pelo Sebrae e pela FIEB, tem como objetivo contribuir para a formação de jovens líderes (industriais, sucessores e jovens em cargo de gestão), além de estimular o empreendedorismo, associativismo e inovação na indústria baiana.
Na mesa de abertura, Renata Muller, primeira mulher a assumir o cargo de vice-presidente da FIEB, em 75 anos de vida da instituição, deu as boas-vindas a todos representantes das instituições parceiras presentes e aos jovens. Em sua fala, Renata de destacou que a primeira edição deste “encontro de jovens industriais da Bahia confirma esse espaço trazendo contribuições na formação de jovens empresários, incentivando o empreendedorismo, o associativismo e a inovação ampliando a representatividade e o exercício da liderança na indústria Baiana do Futuro que já é presente”, pontuou.
Já o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, ressaltou a boa relação do Sebrae com entidades de classe como a FIEB e outras, mas destacou o diferencial desse trabalho que foi iniciado para o público jovem. “O trabalho que já está acontecendo é importante, mas o trabalho que vai acontecer através dos que estão chegando, pelas novas gerações, traz uma perspectiva positiva de futuro e estamos aqui para apoiar no que for possível”, afirmou.
Representando a secretária Mila Paes, Vera Garcez, assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC), apresentou ao público a missão da pasta que, de acordo com ela, está “focada em melhorar o ambiente de negócios e a geração de renda por meio de projetos que tenham o objetivo de desenvolver o empreendedorismo potencializar novos negócios apoiar a criação e manutenção de emprego e atração de investimento”, explicou a assessora, que finalizou a sua fala colocando a SEMDEC à disposição de todos os presentes.
Já o representante do secretário João Almeida, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), o diretor Válbete Panta Sá parabenizou a iniciativa do I Encontro Baiano do Jovem Industrial. Parabéns “São embriões, são projetos como esse que auxiliam o Estado a se desenvolver e a crescer. A SDE trabalha fortemente com a captação de indústrias, não só indústrias, mas a parte de comércio e serviço também que formam um ambiente muito importante para o crescimento do Estado. O governador é muito atento à questão do desenvolvimento e da indústria principalmente porque um estado não se desenvolve sem uma indústria forte e essa iniciativa aqui propõe isso, robustez”, concluiu.
Diana Castro, presidente do Conselho FIEB Jovem agradeceu o apoio da Prefeitura, do Estado e demais parceiros por ajudarem na realização do evento e externou a felicidade de estar discutindo a indústria baiana pelo olhar dos jovens. “Quando assumi o conselho, eu me lembro que eu falei naquela época, um ano e meio atrás, sobre ter boa vontade. Eu já imaginava que teria um desafio, mas não sabia que seria muito desafio como eu vejo hoje, mas eu tinha boa vontade de contribuir para o ecossistema. É muito importante ter boa vontade, mas, hoje, eu acrescento o capricho e propósito para fazer a diferença. Sejam bem-vindos, que este encontro seja o início de grandes realizações”, finalizou.
Oportunidades

Após a abertura, o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, fez uma apresentação sobre “Oportunidades e Desenvolvimento para as Pequenas Indústrias Baianas”.
O diretor destacou que o Sebrae é diverso por atender a uma ampla gama de empresas oferecendo soluções educacionais e práticas. “Até o momento, em 2023, nós já atendemos mais de 99 mil micro e pequenas empresas na Bahia, uma operação que tem uma escala muito grande e bastante significativa e o nosso trabalho busca melhorar a produtividade em setores estratégicos”, explicou.
Por fim, Franklin apresentou as soluções do Sebrae que estão disponíveis para o setor de indústria, além de colocar a instituição à disposição.

