São 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora e a Bahia se destaca no cenário brasileiro pelo pioneirismo neste importante trabalho que desenvolve competências empreendedoras em estudantes e educadores do ensino fundamental ao superior. É com este foco que o Sebrae promove, na Costa do Sauípe, nos dias 28 e 29 de setembro, o II Encontro do Ecossistema de Educação Empreendedora. O evento reúne as maiores lideranças da educação no país, entre autoridades e representantes dos poderes públicos federal e estadual, além de técnicos, especialistas e instituições representativas do setor.
Entre as organizações convidadas estão atores da educação brasileira, como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), UNICEF, Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), SENAI, SESI e SENAR, Centro Lemann, Instituto Ayrton Senna, Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho, Instituto Alana, Instituto Singularidades, Associação Cidade Escola Aprendiz, Mauricio de Souza Produções, formadores de opinião, além dos dirigentes do Sebrae Nacional e do Sebrae Bahia.
No dia 28 de setembro, quinta-feira, a partir das 9h, a abertura oficial e palestra magna do encontro, em Sauípe, serão abertas aos veículos de comunicação.
Guiomar Namo de Mello é a especialista convidada para abertura
As convergências entre a Educação Empreendedora e a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) é o tema da palestra da pedagoga, mestre e doutora em Educação, Guiomar Namo de Mello. A programação será transmitida via canal do Youtube do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER Sebrae). Para participar de forma online do evento, a partir das 10h da quinta-feira, 28, é preciso fazer inscrição gratuita na Sympla.
10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE)
O Sebrae é um importante parceiro do Ministério da Educação (MEC), CONSED e UNDIME. A atuação da organização toma por base uma abordagem ao ensino que apoia educadores e estudantes no desenvolvimento de competências empreendedoras, visando a uma educação inclusiva e emancipadora. No país, em 10 anos de atuação, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) já alcança 97% dos municípios, e assistiu mais de 1 milhão de educadores e fez 13,5 milhões de atendimentos a alunos.
Na Bahia, a cobertura do programa chega a 98% dos municípios, tendo assistido mais de 52 mil professores e mais de 400 mil alunos.
O Programa fomenta o desenvolvimento de competências empreendedoras, com objetivo de envolver a comunidade escolar para unir conhecimentos e adotar uma atitude empreendedora. Os focos da iniciativa são:
• Colaborar com a educação integral a partir de projetos de vida dos estudantes;
• Desenvolver o protagonismo de educadores e estudantes;
• Oferecer aperfeiçoamento e valorização de educadores e gestores escolares;
• Fornecer informações e conscientizar gestores públicos sobre a importância da educação empreendedora.
Agenda
II Encontro Nacional do Ecossistema de Educação Empreendedora
Abertura: 28/09 – quinta-feira, às 9h
Local: Sauípe Premium Sol – Costa do Sauípe, Salas Ouro Preto 3 e 4