ASN BA Atualização
Compartilhe

Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia visita o Oeste e discute desenvolvimento regional

Programação marca iniciativa para maior proximidade com os atores locais e comemoração dos 30 anos de atuação do Sebrae na região
Por Silvania Costa
ASN BA Atualização
Compartilhe

O Oeste baiano recebeu, pela primeira vez, a visita do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, na última terça-feira (26). Integraram a comitiva da entidade o superintendente Jorge Khoury, o diretor Técnico, Franklin Santos, o diretor de Administração e Finanças, Vitor Lopes, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ângelo Almeida.

O grupo saiu da capital para discutir o fortalecimento econômico com os municípios durante o seminário “Diálogos para o Desenvolvimento: Construindo Economias Locais Resilientes”, realizado em Barreiras. Participaram do encontro, além da gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, prefeitos, secretários municipais, empresários, lideranças, e representantes de entidades.

No seminário, foram apresentados dados sobre o potencial econômico da região, sobretudo para o agronegócio e para a agricultura familiar. Também houve espaço para a apresentação das demandas locais para o Conselho Deliberativo do Sebrae, que deseja maior aproximação com os atores de desenvolvimento locais, visando atender mais e melhor por meio das políticas voltadas à melhoria do ambiente de negócios, fomentando o empreendedorismo, e valorizando cada vez mais as micro e pequenas empresas que, na Bahia, já são mais de 98% dos negócios abertos.

O presidente do conselho, Humberto Miranda, parabenizou a atuação do Sebrae na região e destacou que é “defensor do municipalismo”, afirmando que é nos municípios que as pessoas trabalham, geram renda e oportunidades.

“É por isso que o conselho está aqui em Barreiras, na região Oeste, para estar perto de onde a sociedade vive, dando um mundo real à conversa do dia a dia. Este conselho está aqui exatamente para ter legitimidade para traçar as políticas estratégicas do Sebrae com a diretoria, avaliar os números e as metas. Era fundamental que o conselho viesse a esta região importante para entender de que forma o empresariado enxerga o trabalho do Sebrae. Então, é um momento de troca em que a gente veio muito mais para aprender do que para trazer lições”, enfatizou o presidente.

Ao dar boas-vindas aos participantes, o superintendente Jorge Khoury falou da importância de conversar pessoalmente com os representantes dos municípios do Oeste.

“O nosso estado é um território imenso, com diversidades grandes. Por isso, por mais que a gente, de longe, pense que entende tudo, é melhor ouvir pessoalmente, visitando a região. Visitar cada município polo regional, como Barreiras, e trazer informações, mas também ouvir as lideranças locais, ouvir os pleitos, aquilo que pode ser feito num conjunto de ação, focando exatamente naquilo que é o nosso objetivo, a micro e pequena empresa. Estamos aqui num trabalho mais aberto para conhecer as demandas dos municípios. Vamos voltar para Salvador muito mais enriquecidos com todo esse trabalho, com todo esse olhar, mas, sobretudo, com a certeza de que estamos buscando cada vez mais o melhor pelos pequenos negócios”, disse.

Durante o seminário que marcou os 30 anos do Sebrae em Barreiras e na região Oeste, foram enfatizados os temas: Perspectivas e oportunidades de negócios para o fortalecimento da Economia Regional – A visão pública e empresarial; A Visão das instituições financeiras sobre o desenvolvimento regional; além da Apresentação de projetos e ações do Sebrae no Oeste da Bahia – 30 anos de atuação. Houve, ainda, um painel específico para bate-papo com lideranças, para apresentação das demandas locais.

“A palavra que marcou o evento foi parceria. Nosso sentimento é de muita gratidão a todos que contribuíram para a realização deste encontro e por tudo o que fizemos juntos na região. O seminário foi muito importante para nós do Oeste baiano e agradecemos a cada integrante do nosso Conselho e Diretoria do Sebrae Bahia pela presença e pela oportunidade, pois pudemos apresentar um pouco do que o Sebrae tem realizado nestes 30 anos aqui. Foi também o momento de conhecimento e aprendizado através dos painéis apresentados por nossos parceiros sobre a economia, sobre crédito e as demandas locais. Foi um momento também de relacionamento e negócios”, pontuou a gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais.

Conselho Deliberativo Estadual

Das instituições que fazem parte do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, estiveram presentes: Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia; Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Banco do Nordeste; Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Universidade Federal da Bahia; e Federação das Associações Comerciais da Bahia.

“É de suma importância trazer a capital do nosso estado para o interior. Isso é muito empoderador para o Sebrae, para o sistema “S” como um todo. Ninguém ama o que não conhece, ninguém respeita o desconhecido e ninguém investe naquilo que não tem como fazer, aplicar conhecimento. Este foi um passo extremamente importante para essa aproximação e para fortalecer ainda mais o desenvolvimento da nossa região”, conclui a vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Carminha Missio.