“A nova era digital: Aprenda a escalar suas vendas usando o WhatsApp Business e o Instagram” foi tema da palestra realizada nesta quarta-feira (4) na Faculdade Unime, na Avenida Luís Viana Filho, em Salvador. A iniciativa resulta da parceria entre o Sebrae e o grupo Amigas do Alpha, composto por empresárias e empreendedoras do bairro de Alphaville, em Salvador, conforme explica a analista técnica do Sebrae, Simone Ferreira.
“É o início de uma parceria. As participantes que precisarem de atendimento, orientação para a formalização, para melhorias nos negócios nós podemos apoiar. O objetivo principal é fazer com que as mulheres que empreendem melhorem as vendas no WhatsApp Business e Instagram”, explica.
Para Nanda Jonas, que junto com Gabriela Neiva, fundou o grupo Amigas do Alpha, a presença das empreendedoras é motivo de contentamento, assim como o apoio do Sebrae. “Somos um grupo de mulheres e nada disso seria possível se o Sebrae não chegasse junto. Estou feliz de ver o espaço cheio de mulheres que querem aprender”, pontuou.
A necessidade de adaptar os negócios à mudança tecnológica despertou o interesse da empresária Maria Conceição Jonas, proprietária de uma pequena fábrica de sorvetes artesanais, em participar do evento. “Se não acompanharmos as mudanças no mundo dos negócios digital ficamos para trás. Eu acho que as vendas no WhatsApp são mais potentes. O Instagram é vitrine, por isso estou aqui com essas mulheres”, conta.
A palestra foi ministrada por Bárbara Santana, com formação em Administração e experiência de mais de 27 anos no varejo. Para a palestrante, levar um empreendimento para o espaço digital traz alguns benefícios como aumentar o alcance das vendas para o público que está presente na internet, ter menor custo para divulgação, além de atrair novos potenciais clientes.
Com isso, Bárbara Santana destacou alguns passos para criar um perfil comercial no instagram: Conhecer a jornada de compra do cliente, ter conteúdo diversificado, o cliente precisa contar sua história, os stories vendem, entre outros assuntos.
“É preciso conhecer o cliente. Por isso, abrir caixinhas de perguntas pode contribuir com este objetivo. Qual a idade do cliente? É preciso saber a idade para usar a linguagem adequada. Saber quanto tem de público masculino, a fim de decidir qual público comunicar. Perguntas como: O que você gostaria de ver aqui? instiga o público a responder e pode gerar ideias para novos conteúdos”, detalha.
O reels é um recurso capaz de aumentar o alcance da empresa e gerar reconhecimento, como explica Bárbara. “Já observaram que o reels tem maior engajamento do que qualquer coisa que se poste no instagram? Ele já leva seu negócio para lugares que o negócio sozinho não chega, para conhecer novos clientes. Isso aumenta o alcance, que é o reconhecimento da marca”, explica.

Já em relação ao WhatsApp, a palestrante pontuou também algumas vantagens do uso do aplicativo, como a catalogação de atendimentos por pedidos, por assuntos, que contribuem para uma comunicação mais assertiva, além de dar dicas para vendas e gestão do negócio. “A fotografia do WhatApp Bussiness precisa ser da pessoa e a marca no banner da empresa. Gente se conecta com gente”. A palestrante explicou o motivo de criar etiquetas para os clientes.
“Todo cliente precisa receber uma etiqueta. Por exemplo, “Não respondeu”, para cliente que recebeu mensagem e não deu retorno. É importante ter uma etiqueta para cada nível da jornada do cliente, porque, como nesse exemplo, posso pensar em alguma estratégia para ativá-lo para que responda”.
A palestra sobre o uso do WhatsApp trouxe para Maria Isabel Oliveira conhecimentos que ainda não tinha. “Eu não sabia que o WhatsApp Business tinha toda essa potencialidade. Já dá para começar a usar”, afirma a empreendedora que busca conhecimento para abrir seu próprio negócio.


