Preparar gestores para os desafios da administração dos municípios deste e dos anos futuros. Esse é o objetivo da capacitação “Gestão Pública 4.0”, que está sendo oferecida pelo Sebrae aos gestores municipais de Vitória da Conquista. A série de oito encontros teve início na segunda-feira (16) e segue até o mês de janeiro, quando será apresentado um projeto prático de gestão ao município.
Em Vitória da Conquista, a capacitação conta com a participação de cerca de 30 gestores de diferentes secretarias. Durante a imersão, os gestores são desafiados a desenvolver estratégias para resolução de situações que surgem no dia a dia dos municípios bem como desafios que estão postos para os próximos anos, alinhados com as legislações vigentes.
Além disso, o conteúdo programático abordará, ao longo dos próximos meses, questões como: cenário Brasil 2030; ambiência para os pequenos negócios, gestão 1.0 x gestão 4.0: evolução do estado brasileiro; desenvolvimento endógeno e resiliência econômica; transparência; compliance; gestão empreendedora e inovadora, dentre outros.
Para Carla Martins, analista da unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, o curso partiu da necessidade de estudar a complexidade que é gerenciar um município e de fortalecer um círculo de benefícios para todos.
“Esse curso vem para ajudar os diversos secretários e técnicos das prefeituras a gerir melhor os recursos e trazer benefícios para a prefeitura e, consequentemente, para o município.
Isso também acaba influenciando o ambiente de negócios e refletindo nos pequenos negócios. Quando o município é bem gerido, isso reflete nos pequenos negócios, que reflete na população. É um ciclo virtuoso”, afirmou a analista.
O Secretário de gestão e inovação do município, Edimário Freitas, destacou que esse é um momento histórico na prefeitura de Vitória da Conquista.
“Essa é a primeira vez na Prefeitura que a alta liderança está sendo capacitada para enfrentar os desafios do século XXI, para pensar fora da caixa e fazer fora da caixa. Nós precisamos de soluções inovadoras e o curso nos traz informações e um grau de conhecimento muito mais aprofundado para lidarmos com a problemática da administração pública atualmente. A gente sabe que a administração é sempre demandada pela população, pelo mercado, e a gente está sempre em constante mutação, e a administração e os gestores precisam estar preparados para isso”, concluiu o secretário.

