ASN BA
Compartilhe

Barreiras recebe Circuito Regional da Indústria Gráfica e Comunicação Visual

Palestras mostraram como alavancar os negócios e superar desafios de forma inovadora e estratégica
Por Silvania Costa
ASN BA
Compartilhe

Barreiras ficou entre as cinco cidades do estado a serem contempladas pelo Sebrae para a realização do “Circuito Regional da Indústria Gráfica e Comunicação Visual”, evento no qual os empresários foram orientados, no último dia (5), sobre como aumentar a produtividade e como usar a inteligência artificial para alavancar os pequenos negócios. A Inteligência Artificial está relacionada aos dispositivos e softwares preparados para imitar o comportamento e o pensamento humano na tomada de decisão e execução de tarefas.

Na primeira palestra, os participantes tiveram uma visão histórica sobre a Inteligência Artificial e o impacto positivo que possui no mercado dos negócios, com ênfase na geração de imagens e a importância da aplicação para a indústria gráfica. A IA, como também é definida, é considerada, hoje, como um grande diferencial para as empresas e a otimização dos processos é uma das vantagens. Uma ferramenta que, além de otimizar as linhas de produção, serve como um guia complementar para as atividades diárias de forma automatizada.

“A Inteligência Artificial é uma tecnologia que, embora já tenha um tempo de mercado, muitos empresários ainda não conhecem. O nosso papel é popularizar cada vez mais o uso dessas ferramentas e chamar a atenção daqueles que ainda não estão usando porque eles estão perdendo produtividade. Com certeza, as empresas que participaram ganharam muito porque as palestras trouxeram uma série de aspectos dentro dos negócios. Então, aqueles que estiveram aqui terão condições de colocar muitas das questões que foram discutidas em prática e já começar a colher os frutos”, comentou o gerente adjunto do Sebrae em Barreiras, Evilásio Neto.

Na segunda palestra, foi abordada a produtividade em empresas gráficas e de comunicação visual, ao mesmo tempo em que os empresários conheceram sobre os fatores de produção, os pilares da produtividade, organização e tecnologia, além de aprender mais sobre planejamento para realizar o maior número de atividades. Foi repassado também como treinar os colaboradores para um atendimento de excelência; monitoramento e controle de gestão; produtividade como responsabilidade do funcionário e da gestão; gestão de tempo; fluxo de trabalho definido; comunicação bem estabelecida; assim como os cargos e funções definidos.

“A palestra foi muito bem proveitosa, excelente. Isso só tem a somar para o empresário. A comunicação visual ainda é um processo um pouco novo, mas crescente. Vejo que o Sebrae está ajudando a melhorar e muito a qualidade da comunicação gráfica, como fazer o processo, e esses conteúdos, todos têm acrescentado. Esta foi uma das melhores palestras que já participei”, reconhece o dono de indústria OF Sete, Antônio Gato.