ASN BA
Compartilhe

 Maré Empreendedora: evento voltado para cadeia da piscicultura é realizado em Ituberá

Iniciativa do Sebrae levou informações gratuitas para o setor
Por Rafael Lopes
ASN BA
Compartilhe

Apoiar o fortalecimento das comunidades pesqueiras por meio da sensibilização sobre negócios socioambientais inovadores no contexto da economia azul, qualificando a atuação de marisqueiras e pescadores para ampliar os ganhos de maneira sustentável, a partir da sua identidade local na cadeia produtiva na pesca artesanal regional. Foi com esse objetivo que o Sebrae realizou uma palestra voltada para o setor na terça-feira (24), em Ituberá.

Produtiva, a atividade reuniu pessoas interessadas no assunto, sobretudo pescadores e marisqueiras da região da Costa do Dendê. A atividade contou com a participação de Zeca Bezerra, especialista no assunto e coordenador de diversos projetos voltados para o setor de pesca artesanal na Bahia com foco na sustentabilidade e desenvolvimento de comunidades pesqueiras.

“O Sebrae atendeu a um chamado da Sala do Empreendedor de Ituberá em articulação com pessoas do município ligadas à pesca artesanal. A palestra teve a expectativa superada com uma participação expressiva do público, muito além do que esperávamos”, celebra o analista do Sebrae, Edvan Lessa, que espera realizar outros eventos para o segmento em 2024 de forma mais prática.

A piscicultura é um ramo que engloba técnicas e procedimentos capazes de impulsionar e controlar a reprodução de peixes de água doce e salgada. É possível realizar essa atividade em qualquer ambiente que tenha a água como meio principal, ou seja, aquários, rios, tanques, entre outros.

De acordo com o IBGE, em dados do censo de 2021 sobre produção aquícola, no ano supracitado, a piscicultura produziu 558,9 mil toneladas, com alta de apenas 0,92% frente a 2020, mas os valores de venda subiram 15,8%, chegando a R$ 4,7 bilhões no Brasil.