O projeto ‘O Bem Transforma’ premiou cidadãos e entidades da Bahia, na tarde da segunda-feira (30), no auditório do Sebrae Bahia, em Salvador. A iniciativa é uma realização da TV Aratu, apoiada pelo Sebrae, e tem como objetivo reconhecer e homenagear aqueles que promovem, por variados meios, ações que auxiliam no desenvolvimento e melhoria da vida em sociedade. A campanha tem início agora e se estende até 2024, quando a emissora completará 55 anos.
Esta é a primeira edição, que teve como homenageados, nas 15 categorias: padre Edson Menezes (Paz); Espaços Culturais Boca de Brasa (Cultura e Arte); Hospital Martagão Gesteira (Saúde); Instituto de Cegos da Bahia (Inclusão); Acervo da Laje (Educação); Gamboa/Solar do Unhão (Comunidade); Dilma Mendes (Esporte); Cimatec (Ciência e Tecnologia); Projeto Tamar (Meio Ambiente); Soteropobretano (Comunicação e Promoção); Mercado Iaô (Economia Criativa e Digital); OAF (Criança); Neojibá (Jovens e Adolescentes); Abrigo São Gabriel (Idosos); e Igreja da Trindade (Segurança Alimentar).
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vitor Lopes, ressaltou o valor do projeto. “É muito importante essa aglutinação de organizações para fazer o bem, cada uma na sua expertise, na sua área. Mas, o congraçamento e a reunião de todas elas endossam muito mais. Em conjunto, a gente tem a capacidade de alcançar os objetivos e fazer isso reverberar para a sociedade”, pontuou.
Vitor Lopes falou, ainda, sobre o papel do Sebrae, lembrando que o empreendedorismo é uma forma de gerar renda para a sociedade e de incluir os cidadãos no mercado de trabalho. “Nós do Sebrae também estamos nessa corrente do bem, levando às pessoas uma qualidade de vida melhor, através da geração de emprego e renda”, frisou. O diretor ressaltou, na ocasião, a importância dos programas vinculados à educação empreendedora, que são voltados para os ensinos Fundamental, Médio e Superior e têm a função de passar noções de empreendedorismo para as camadas que ainda estudam.
Em sua fala, a CEO do Grupo Aratu, Ana Coelho, destacou que o melhor aprendizado acontece por meio do exemplo. “A gente se entende como um agente transformador. Sabemos da nossa responsabilidade, sobre o que mostramos. E o prêmio é importantíssimo para inspirar outras pessoas. Queremos fazer muito mais e mostrar muito mais, sermos provocadores da notícia boa. Queremos ser conhecidos como ‘a televisão do bem’”, comentou.
A solenidade contou com a apresentação dos jornalistas Casemiro Neto, Alex Lopes, Murilo Vilas Boas e Silvana Freire, da emissora de televisão. “Fazer o bem em tempos tão difíceis, marcados por violência, guerra e preconceito, é o caminho para a ajudar a melhorar nossa vida no dia a dia, tentando fazer um mundo melhor”, comentou Casemiro Neto.

