A 22ª edição do Seminário das Indústrias Gráficas apresentou como tema, nesta quarta-feira (8), o impacto da Inteligência Artificial na Comunicação Visual e no segmento gráfico. O encontro aconteceu no SENAI CIMATEC, em Piatã, e reuniu especialistas e profissionais do setor que discutiram sobre a personalização e a individualização de soluções. O evento, transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, foi promovido pelo Sindicato da Indústria Gráfica da Bahia – SIGEB, em parceria com o Sebrae Bahia e o SENAI CIMATEC.
As atividades foram abertas com o pronunciamento do presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, que cumprimentou os presentes e falou da satisfação de participar do seminário. “Esse evento vem discutir práticas novas para mostrar como trazer essas novas ferramentas em prol das nossas empresas e dos nossos negócios. Não se trata de buscar caminhos para eventualmente tirar empregos, mas, sim, para qualificá-los”, afirmou.

O diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, destacou a relevância do encontro para o segmento de empresas gráficas da Bahia. “Não é todo dia que vemos um evento que tem 22 edições. É uma oportunidade para a gente trazer conteúdo, inovação, e o que de mais moderno está acontecendo no ambiente gráfico. A transmissão online permite que pessoas de todo o estado, que eventualmente não possam estar aqui, também participem. Ficamos felizes com essa parceria com o SIGEB e de podermos contribuir com o nosso papel”, pontuou.
O anfitrião do encontro, o diretor de Serviços e Operações do SENAI CIMATEC, Rodrigo Vasconcelos, também saudou os presentes. “É um prazer sediar este evento que é totalmente conectado a esta casa. Todos sabem que o CIMATEC é um centro tecnológico voltado à inovação, é o maior centro tecnológico em pesquisa para a indústria do Brasil, atuando em áreas tecnológicas diferentes, sendo uma delas o tema deste seminário, a Inteligência Artificial”, frisou.

Em seguida, o coordenador de Indústria do Sebrae Bahia, Tércio Calmon, apresentou o SELO 360º da Indústria Gráfica e entregou certificados a duas empresas. Os agraciados foram a Sanshy Serviços de Informática e Rede, representada pela sócia-diretora Sandra Wagner Santos Papa. A outra empresa foi a Focus Comunicação, representada pelo diretor Werlei Lopes. “O selo é a materialização de uma trilha de atendimentos que o Sebrae, juntamente com o SIGEB, preparou. A empresa tem que passar por algumas capacitações do portfólio do Sebrae na área de gestão, marketing, vendas, processos operacionais e processos produtivos. Percorrendo esse caminho, fica apta a passar por um processo de validação, avaliação e recebe o selo”, explicou.
Palestras
A primeira palestra da tarde teve como tema “Recomendações para as Micro e Pequenas Empresas da Indústria Gráfica da Bahia”, e foi ministrada por Gervásio Ferreira, professor e pesquisador do Departamento de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O estudo foi construído a partir de entrevistas realizadas com 10 representantes de empresas gráficas da Bahia. Dentre os tópicos apresentados, o pesquisador apontou as três principais queixas do setor: forte concorrência de outros estados; falta de mão de obra qualificada; e tributação elevada.
O segundo convidado a palestrar foi Mateus Couto, CTO da Solvum e da Câmara de Inovação Aberta. Ela discorreu sobre as oportunidades e estratégias relacionadas à Inteligência Artificial para as Indústrias Gráficas, consolidando o seminário como um espaço de aprendizado e discussão essencial para o setor. “É sempre importante falar sobre tecnologia e inovação e as mudanças que a Inteligência Artificial traz porque essa é uma ferramenta importante. Vale a pena se capacitar com a IA e entender como você pode usá-la a favor do seu negócio,” disse Mateus Couto.
O painel com especialistas e palestrantes finalizou o encontro e foi mediado pelo vice-presidente da Fieb e presidente do SIGEB, Josair Bastos. Participaram do debate Márcio Dias, sócio-diretor da Qualigraf Serviços Gráficos; Moacir Vidal, diretor da Magic Gráfica; e Werlei Lopes, diretor da Focus Comunicação.

