A partir desta quinta-feira (23), Salvador sedia o 1º Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC), que trará uma programação com evento híbrido, palestras, painéis, palco, podcast, oficinas, mesas, feiras, mostra de cinema, programação cultural, entre outras atividades. O FNEC acontecerá até sábado (25) no Museu de Arte da Bahia (MAB), Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), Museu Carlos Costa Pinto, Museu Geológico e Sala de Arte Cinema do Museu.
O evento reunirá mais de 150 especialistas e 130 horas de conteúdo de relevância para debater soluções e expor iniciativas alinhadas com o compromisso de proteger e salvaguardar a saúde do planeta Terra, que resulta de uma curadoria costurada de forma colaborativa com diversos apoios e parcerias.
O Sebrae é apoiador do evento e participa da programação do fórum. Na sexta-feira (24), das 14h às 15h, a palestra “Desmistificando ESG nas Pequenas Empresas”, no museu Geológico da Bahia, na sala Ailton Krenak, será ministrada pela coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae, Márcia Suede, ao lado da empresária Rebeca Lisboa, da Comunicação Criativa.
A palestra busca trazer uma reflexão sobre de que maneira as pequenas empresas podem entender e aplicar práticas sustentáveis relacionadas ao ESG (Environmental, Social and Governance) debatendo os conceitos-chave dos pilares da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa, compartilhando exemplos práticos de implementações positivas com resultados tangíveis, como redução de custos, melhoria no posicionamento e na reputação e atração de clientes conscientes.
Já no sábado (25), das 16h30 às 17h30, ocorrerá o encontro “Inovação e Empreendedorismo Afro-Brasileiro na Economia Circular (Educação Afrocentrada)”, no museu Geológico da Bahia, na sala Ailton Krenac, com a presença de Anderson Teixeira (Sebrae/BA), Karine Oliveira (CEO Wakanda Educação), Priscila Gama (CEO Das Pretas) e Ariane Santos (Badu Design Circular).
Na palestra, será abordado como a inovação e o empreendedorismo afro-brasileiro na economia circular são fundamentais para promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade afrodescendente. Isso envolve a criação de negócios sustentáveis que valorizem a cultura afro-brasileira, promovam a inclusão e reduzam o impacto ambiental. Uma educação afrocentrada desempenha papel crucial para fortalecer identidade e autoestima, ao fornecer conhecimento e habilidades empreendedoras, ampliando perspectivas e potencializando processos de representatividade.
Também no sábado (25), das 14h às 15h, no museu Carlos Costa Pinto, na sala Sônia Guajajara, das 14h às 15h, ocorrerá a palestra “10 anos do Programa Educação Empreendedora do Sebrae”, com a participação de Janaina Neves, Sebrae, Ana Luci de Graviers (Sebrae) e Leonardo Santiago (Startups AREAJABUS)
Serviço:
O que: 23, 24 e 25 de novembro
Horário: A partir das 9h
Locais: Museu de Arte da Bahia (MAB), Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC),
Museu Carlos Costa Pinto, Museu Geológico e Sala de Arte Cinema do Museu.
Acesse a programação completa no site

