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Feira das Pretas reúne empreendedoras de Simões Filho em evento inspirador

Em sua 4º edição, a Feira das Pretas contou histórias de sucesso de empreendedoras pretas que são referências de resistência e de conquistas
Por Bia Ribas
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O programa Sebrae Delas realizou a 4º edição da Feira das Pretas, em Simões Filho-BA, no domingo (26), na quadra esportiva da Cidade da Criança. Em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino (19/11) e ao Dia da Consciência Negra (20/11), o evento recebeu palestrantes convidadas para contar suas histórias de sucesso e inspirar o público feminino em suas jornadas empreendedoras. A feira teve a participação de 10 expositoras locais, em estandes com produtos, brindes e informações sobre seus negócios.

Com patrocínio do Centro Universitário Fael (UNIFAEL), Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU) e apoio da prefeitura de Simões Filho, a Feira das Pretas contou com a exposição de peças de vestuário, moda praia, acessórios, produtos de beleza, e também doces, bolos, brownies, salgados, acarajé, abará, entre outros quitutes. Cada estande deu destaque ao que as empreendedoras oferecem de melhor. O sentimento geral era de gratidão e realização pela participação na feira para dar mais visibilidade aos negócios locais, além de ampliar e fortalecer a rede de contatos.

Donas do Filó Ateliê de Costura (@filoateliedecostura), as empresárias Cris Cruz e Hellen Cruz, estavam radiantes. Mãe e filha anunciaram um curso presencial de corte e costura criativa para qualquer pessoa interessada em aprender uma profissão lucrativa. No ateliê, elas fazem consertos em roupas, criam peças e também alugam, ensinam a costurar do zero com técnicas de corte e costura clássicas e inovadoras, além de darem dicas sobre o manejo da máquina de costura e como precificar as peças produzidas. “Estamos muito felizes em participar da feira e poder mostrar o nosso trabalho para mais pessoas”, disse Cris.

Na mesma vibração e entusiasmo, a empresária Letícia dos Santos, do Let Ateliê, levou bolsas produzidas por ela com fios de nylon e técnica de crochê. “É a primeira vez que eu participo da feira e estou maravilhada em estar aqui. É o poder da nossa cultura em um evento para mulheres. Estou muito feliz em poder participar”, afirmou Letícia.

Gilva Alves Rocha, levou a Salgados da Su para a feira e mostrou o seu trabalho oferecendo degustação de mini kibes, saltenhas, bolivianos, e também de outros produtos para mais pessoas conhecerem. “É uma oportunidade muito boa estar aqui, não só para vender os salgados, mas, principalmente, para mais pessoas poderem conhecer o nosso trabalho”, disse Gilva.

A dona da loja Primazias Acessórios Praianos (@lojaprimazias), Priscila Ferreira, começou há quatro anos a vender as produções pelo Instagram. Incentivou a sua mãe a produzir mais e melhor, e foi caminhando cada vez mais longe até seus produtos chegarem em Miami, nos Estados Unidos. Além de acessórios, como bolsas, cangas de praia com diferenciais de qualidade em materiais e criatividade, ela vende chapéus bordados livremente por mulheres que fazem de suas produções sustento para a família. “Há 20 dias, eu e minha sócia abrimos uma loja em Salvador, no Barra Center, com expectativa de aproveitar o final de ano para vender mais”, contou a empresária. Ela disse que já chegou a vender 60 chapéus de uma vez para uma loja em Miami, que periodicamente faz encomendas. A expectativa em participar da Feira das Pretas, segundo Priscila, é de poder dar mais visibilidade à sua marca e fazer networking.

Jaci, que tem o ponto de acarajé Shalom Acarajé da Jaci, em Simões Filho, e está sempre presente nas feiras de oportunidades que acontecem na Cidade da Criança, contou que vem para as feiras por causa da visibilidade de mostrar a mais pessoas os seus quitutes. “Estar aqui é muito importante para que mais pessoas possam conhecer o nosso trabalho e fazer encomendas”, disse a baiana de acarajé.

Prim cakes (@prim.cakesgourmet) é puro sucesso. As crias de Dona Alice, como são conhecidas Andreza Barros e Lene Barros, moradoras de Simões Filho, contaram que o dom de fazer doces herdaram da matriarca. “Começamos na pandemia por acharmos que íamos ficar sem trabalho, deu tão certo que continuamos. Nosso diferencial é o Buttercream e só trabalhamos com produtos de alta qualidade para servir sempre o melhor aos nossos clientes”, enfatizaram.

M&R Moda e Acessórios Femininos (@modamr2021) também compareceu ao evento com um estande cheio de oportunidades em roupas e acessórios a preços ótimos. Mirací de Castro Prado contou que teve que fechar a loja física e, hoje, vende só online e está dando certo. Para Mirací, estar no evento é uma oportunidade para divulgar ainda mais o seu negócio.

Flor de Cactos Closet Moda e Acessórios (@flordecactoscloset), de Josi de Castro, oferece um trabalho artesanal cuidadoso com peças produzidas por ela e costureiras parceiras, a partir de pedaços de couro que sobram de curtumes de municípios como Cachoeira, Jorro ou que compra pela internet. “Eu trabalho com sustentabilidade. É couro sustentável”, disse Josi, que também levou anéis, colares e outros acessórios. Para Josi, participar da feira é bom para divulgar sua loja.

A academia Corpo & Cia (@academiacorpoeciasf), com o slogan “Aqui quem não malha, dança!”, está no mercado há 27 anos e tem cerca de 120 alunos. Oferece aulas de musculação, cardio, pilates, jazz e ballet para mulheres de todas as idades. As donas da academia, Josenice e Joselice das Virgens viram a participação na Feira das Pretas como uma oportunidade para dar mais visibilidade ao negócio. “É importante estar aqui para mostrar para mais pessoas o nosso trabalho”, afirmou Joselice.

A loja Santa Vestimenta (@santavestimenta2020) também marcou presença. Sua idealizadora, Mércia dos Santos Ferreira, é designer de moda, faz vestidos de noiva, moda praia, e, segundo sua mãe e maior fã, Maria Valdete dos Santos Ferreira, é uma vencedora. “Foi muito difícil, mas minha filha venceu!”, contou orgulhosa, Dona Maria Valdete. A loja fica em Simões Filho e as peças são de fabricação própria.

Papo de Mulher

Saúde mental, do corpo e da alma, tratar-se bem, autoestima, autoconhecimento, ancestralidade, rede de apoio, inovação, tecnologia, fortalecimento mútuo entre mulheres, empreendedorismo feminino. Estes e outros temas foram abordados em momentos de bate-papo cheios de emoção e, principalmente, admiração.

Três painéis reuniram o público majoritariamente feminino no centro da quadra esportiva. Conectadas às falas das empreendedoras de sucesso convidadas para compartilhar suas experiências, as palestrantes contaram suas histórias de resistência e de vitórias, inspiraram, fizeram refletir e incentivaram as mulheres presentes a nunca desistirem de seus sonhos.

No painel de abertura, “A importância da mulher negra na economia baiana”, Luciene Alcântara, representante da Uninassau e Unifael, saudou e agradeceu a presença do público, e também falou sobre os cursos. Boas-vindas e homenagens aos ancestrais, muitas palmas e mimos simbólicos à líder quilombola presente, Lola, do Quilombo de Dandara, que fica no município de Palmares.

No segundo painel, “Inovação: Papo de Mulher”, Alana Sales, cofundadora da DUMATO Cosméticos Naturais (@soudumato), mediou a conversa com Iasmine Fernandes, CEO da Casa da Preta (@casadapreta) e influenciadora digital, mentora de mulheres e empreendedora; Josy Nascimento, psicóloga comportamental e CEO da Alafia Saúde Integral (@alafia.saudeintegral); e Fernanda Pereira, empresária de micropigmentação e design de sobrancelhas (@fpmicroedesign) premiada e reconhecida nacionalmente.

Em seguida, a “Intervenção – Dance: corpo ativo e bem-estar nos negócios”, com Dandara Brazil, marcou a importância do movimento do corpo para o bem-estar da mente.

No painel “Mulheres de Negócio – O Protagonismo do Afroempreendedorismo”, a mediadora Rosa Gonçalves, gestora do Sebrae Delas Bahia, conduziu uma conversa estimulante com Jô Lima, dona do Jô Lima Studio de Beleza (@jolimastudiodebeleza); Eveline Santos, advogada; Jaque Trindade, da Lacre Bronze (@lacrebronzeamento); e Isa Carla, da Ampliatto Brindes (@ampliattofardasebrindes).

A 4ª edição da Feira das Pretas celebrou a ancestralidade das mulheres pretas em um domingo de incentivo e engrandecimento de empreendedoras que, a cada dia, resgatam, fortalecem mais mulheres e ampliam uma rede de apoio potente, que já está mudando o mundo.