Dentre as atividades desenvolvidas pelo Sebrae no Oeste baiano, a parceria da Unidade Regional Oeste e da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, por meio de consultorias, contribuiu para que o Consórcio Multifinalitário do Oeste (CONSID) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Velho Chico (CDS) conseguissem o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de produtos de origem animal (SISBI). Isso significa que o Serviço de Inspeção dos dois consórcios passa a ter equivalência ao do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e as agroindústrias certificadas por eles podem expandir seus negócios em nível nacional.
O Sebrae em Barreiras atende a 41 municípios e, destes, 22 fazem parte do CONSID e, onze, do CDS-Velho Chico. Eles agora contam com ambiente de negócios muito mais favorável para ampliação do mercado, pois, as agroindústrias que não estiverem aptas para vender para outros estados do país têm a chance de comercializar para os municípios que compõem os seus territórios, ao se tornarem área de livre comércio, outra novidade. Quem faz parte do CONSID amplia o mercado para uma população de mais de 662 mil pessoas e os consorciados ao CDS-Velho Chico aumentam o raio de consumidores para mais de 260 mil habitantes.
“Parabenizamos a equipe do Consórcio Velho Chico, do Consid e todos os parceiros envolvidos pelo comprometimento e dedicação a esse processo, que resultou na certificação. É um grande avanço que vai beneficiar diretamente os pequenos negócios que empreendem através das agroindústrias e, de forma mais ampla, contribuir com o desenvolvimento da nossa região, com mais produção, geração de negócios, mais empregos e distribuição de renda”, considera a gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais.
Trabalhando com o eixo da desburocratização e flexibilização, a Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae garantiu a oferta de ferramentas legais e gerenciais para a implementação e operação do serviço, obedecendo todas as etapas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com os procedimentos de inspeção e fiscalização equivalentes ao federal, feitos pelos consórcios que estão próximos dos empreendedores, a perspectiva é de fortalecimento da agroindústria familiar.
Para o presidente do CONSID e prefeito do município de Santa Rita de Cássia, Zezo Aragão, o SISBI é um grande passo para que o consórcio alcance uma meta antiga, que é apoiar o desenvolvimento dos pequenos e médios produtores.
“Melhorando as nossas cadeias produtivas conseguiremos avançar de forma definitiva com a melhoria de toda a economia dos nossos munícipios consorciados. Possibilitar a venda dos produtos das nossas agroindústrias em todo o país é um avanço e tanto para o cumprimento desta nossa meta. E isto não seria possível sem o apoio do Sebrae, sem o suporte da consultoria que nos foi oferecida para esta certificação. Esperamos continuar contando com esta consultoria para avançarmos neste processo de certificação e no desenvolvimento dos nossos pequenos e médios empreendimentos”, diz Zezo Aragão.

