De ‘concurseiro’ a empreendedor no ramo de acarajés em Jequié. Josivaldo Santos decidiu largar os estudos para concursos para investir no amor pelos negócios. “Pensei em diferentes segmentos, mas o que eu sei fazer bem é acarajé. Tudo o que eu faço tento colocar um capricho, um diferencial. E eu falei: ‘se for para vender acarajé eu não quero ser mais um, quero ser o melhor da cidade’”, relembra o empresário.
Pouco a pouco a Acarajé & Cia começou a ganhar visibilidade e confiança dos clientes de Jequié e região. Foi então que os próprios clientes apresentaram uma necessidade ao empreendedor: poder levar os quitutes baianos para outras cidades e outros estados.
“O cliente chegava e falava, ‘estou indo para São Paulo e quero levar seu acarajé É possível?’ E eu respondia: ‘sim!’ E eu comecei a desenvolver isso. Os próprios clientes e amigos também me incentivavam dizendo que queriam meus produtos congelados em diferentes lojas. A ideia foi fluindo e crescendo”, disse o empresário.
A ideia inovadora encontrou no Sebrae a aceleração necessária. Josivaldo procurou o Sebrae e foi orientado a participar do programa Comércio Brasil, para que novos clientes conhecessem os produtos, prospectando as vendas para novos municípios e estados.
“O Comércio Brasil nos deu uma visão diferente. Queríamos ampliar nossa produção e o programa acelerou esse processo. Eu tinha o sonho de vender nossos acarajés para pessoas que não poderiam ir ao comércio à noite, ou mesmo que queriam o sabor da Bahia em outros estados. No dia do Encontro de Negócios, várias pessoas puderam experimentar e conhecer nossos produtos. Agora já estamos em diferentes lojas e mercados”, afirmou o empreendedor.
Mas, os planos do empresário focam na expansão para outros países. Para o empreendedor, o acarajé, abará, vatapá e caruru congelados, aquecidos da forma adequada em casa, têm um sabor muito característico, que conquista diferentes paladares.
“Os planos são de expansão. Queremos que o Acarajé & Cia chegue em outros estados. Em 2024, já queremos expandir primeiro para cidades vizinhas e depois conhecermos o Brasil e quem sabe o mundo? Nossos produtos são 100% naturais, sem conservantes, com validade de 90 dias. Expandindo, vamos gerar mais emprego, mais renda para a nossa cidade. Hoje temos essa visão de crescimento, com nossos produtos chegando a cada vez mais lares”, destacou o empresário.
Para Cláudio Machado, analista técnico do Sebrae em Jequié, a história de sucesso da Acarajé & Cia reflete o sucesso do programa desenvolvido na região da cidade sol, com 20 empresas atendidas e com um Encontro de Negócios realizado em novembro, gerando R$ 500.000 em negócios prospectados entre vendedores e compradores.
“A empresa Acarajé e Cia, genuinamente de Jequié, participando pelo segundo ano consecutivo do projeto, prototipou todos os seus produtos e, com o apoio do Comércio Brasil, está alcançando compradores, não só da Bahia, como de outros estados. Nosso objetivo maior é promover essa aproximação comercial, fomentando os negócios e aumentando as vendas das empresas que participam do programa”, concluiu o analista.

