Cortesia, agilidade e qualidade são alguns dos requisitos para que o atendimento seja o diferencial de um negócio. Por isso, o Sebrae elencou algumas dicas sobre atendimento que podem ser adotadas para um melhor desempenho das empresas do segmento de Bares de Restaurantes.
Cardápio atrativo: Deixar o cardápio mais atraente é uma forma de atrair os clientes. Para isso, é importante a valorização do designer do cardápio, com seções bem definidas e organizadas, além da fotografia e descrição que desperte interesse no consumo do produto. Na comunicação da identidade, o processo de diagramação deve levar em conta a comunicação do perfil do negócio, descrevendo o que é oferecido, não basta apenas apresentar a imagem do prato e da bebida, mas descrição do que faz parte da sua composição.
Alimentação saudável: A escolha por uma alimentação saudável e nutritiva é uma demanda do público no momento atual, a exemplo dos vegetarianos, veganos e free glúten. Há uma procura por opções de alimentos livres de produtos de origem animal.
Gestão de compra: Firmar parceria com fornecedores é um exemplo de prática em que todos saem com proveito. É possível planejar ações promocionais em conjunto a fim de manter ou aumentar as vendas. Para isso, dois requisitos são essenciais: Ter metas estratégicas claras, saber como cada parte irá desenvolver suas ações e contribuir com o outro negócio.
Fidelização dos Clientes: não basta somente oferecer produtos com bons preços. Promover a satisfação do cliente traz vantagens e sucesso para o negócio. Alguns aspectos devem ser considerados no processo de fidelização: Identificar o perfil do público, a fidelização ocorre de forma espontânea e não forçada, compreender a importância do feedback dos clientes sobre o serviço. Elaborar um plano de fidelidade que proponha investimento no atendimento, fortalecimento do relacionamento, tratamento diferenciado é uma solução para planejar a fidelização do cliente.
Avaliação: Para garantir a fidelidade, monitorar a qualidade do atendimento é um fator importante. Pesquisar inovações, técnicas e ferramentas para avaliar a satisfação dos clientes. Ouvir o cliente, mesmo no pós-venda, é um procedimento realizado.
As perguntas direcionadas aos clientes podem tratar do atendimento, procedimento de entrega, qualidade do produto ou serviços, condições de pagamento entre outras. Um dos exemplos de resposta dos clientes é que a empresa deve tratar os clientes com cortesia e eficiência a fim de despertar neles o interesse de voltar ao estabelecimento.

