Conquistar e manter clientes: eis duas ações que não podem ser negligenciadas por qualquer empresário que almeja fazer seu negócio escalar. É preciso fazê-los se sentir especiais e únicos, afinal, todo mundo gosta de ser tratado com distinção.
O primeiro passo é oferecer um serviço ou produto de qualidade e, na sequência, nada melhor do que surpreender os clientes com detalhes que superem suas expectativas. Ou seja, faça a diferença e ofereça “a” cereja do bolo. Espere como resultado aumento nas vendas e fidelização. Veja a seguir quatro dicas básicas para encantar a clientela:
1.Perfil
Conhecer o perfil do seu cliente é crucial na hora de elaborar um produto ou serviço que se encaixe no gosto dele. Uma boa forma de visualizar a persona dos clientes é criar posts nas redes sociais que instiguem a interação com perguntas cujas respostas revelem informações sobre estilo de vida, preferências, idade e valores dos seguidores. As enquetes também são muito úteis, sobretudo no Instagram.
2. Uau!
O fator Uau não é uma sigla. É exatamente o significado da interjeição de surpresa quando alguém se depara com algo inesperado. Serviço de valet, chá gelado, pós-venda com acompanhamento, brindes e sorteios são alguns dos diferenciais que podem fazer toda a diferença na hora de o seu cliente escolher entrar na sua loja ou na do concorrente mais próximo.
Seja qual for o seu produto ou serviço, apenas seja diferente ao lidar com seu cliente, fazendo-o sentir-se especial. Ele certamente sairá do seu estabelecimento com aquela cara de quem diz “Uau!”. E se você tem franquias, fique atento para não deixar o trem sair dos trilhos. É fundamental que o atendimento seja uniformizado em todas as unidades para o fortalecimento da marca, garantindo o aumento das vendas.
3. No digital
O mundo corre cada vez mais veloz para dentro das redes sociais em todos os segmentos e os negócios não ficaram de fora. Desenvolva estratégias de interação em mão dupla. Conquiste seguidores e converta-os em clientes e conduza clientes físicos já fidelizados em seguidores das suas redes sociais. Dessa forma, eles ficarão mais próximos da marca e a comunicação será instantânea, com acesso a lançamentos, promoções e novidades.
4. Atendimento
Gentileza, cordialidade e educação parecem componentes óbvios para se tratar o cliente quando ele adentra na empresa ou no estabelecimento comercial, mas nem sempre acontece dessa forma. Nenhum cliente aprecia ficar esperando duas vendedoras acabarem de conversar para ser atendido. Cara feia? Nem pensar! Os problemas pessoais não devem alcançar o ambiente de trabalho, muito menos afugentar a clientela.
Simpatia e presteza no atendimento andam de mãos dadas com a qualidade do produto ou serviço e farão toda a diferença na hora de o cliente escolher onde vai comprar. Uma cara enfezada ou um ar de má vontade podem significar a gota d’água que entrega à concorrência de bandeja aquele cliente que um dia foi seu. Vale lembrar aos gestores que é sempre bom estar atento ao atendimento que é dispensado pelos colaboradores.

