ASN BA Atualização
Compartilhe

Indústria de hidromel em Cruz das Almas é a primeira certificada da Bahia no Ministério da Agricultura

Com dois anos de funcionamento, empreendimento já alcançou os mercados da Bahia, Sergipe, Paraíba e Manaus
Por Rafael Lopes para a ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

A San’mielle Hidromelaria LTDA nasceu a partir de uma tese de doutorado de Samira Maria Peixoto, ao investigar a qualidade do hidromel. A partir daí, ela seguiu o sonho de empreender no nicho do hidromel – também conhecido como “bebida dos deuses”. Com apenas dois anos de funcionamento da microempresa, Samira e seu sócio, Carlos Alfredo Lopes, celebram a conquista recente do registro da indústria junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). É o primeiro empreendimento do setor na Bahia a obter a certificação do órgão.

“Foi o primeiro hidromel a ser elaborado com mel de abelha sem ferrão, a Uruçu. Posteriormente ao meu doutorado, participei de cursos para aprimorar cada vez mais a produção. Embora tenhamos saído na vanguarda com o primeiro hidromel feito com mel de origem Uruçu, nosso carro-chefe é com mel de apis mellifera, a partir de mel cristalizado. O hidromel com abelha sem ferrão vai ser produzido em breve e fará parte de nossas edições especiais. Hoje, oferecemos dois tipos de hidromel: um suave, tradicional com sabor floral, frutado e contendo 7% de álcool. E o envelhecido, que fica em contato com os tipos de carvalho francês, com 8% de álcool”, explica Samira ao lembrar também da sustentabilidade em sua produção.

De acordo com a empresária, os resíduos gerados pela bebida são direcionados para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde cursou doutorado. Os resíduos são analisados por membros do grupo de pesquisa Insecta, que fazem experimentos na parte de alimentação animal.

Para a analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Karla Pedrosa, a conquista da San’mielle Hidromelaria é histórica. “Esse marco não apenas legitima a qualidade e a conformidade de seus produtos, mas também destaca a empresa como pioneira no setor de hidromel na região. Parabenizamos a empreendedora por essa conquista. A San’mielle participa ativamente das ações promovidas pelo Sebrae, incluindo o projeto da Indústria e o Programa Agente de Mercado, que busca a ampliação de mercado e o crescimento dos negócios agregando-os a processos de inovação”, avalia.

Embora o Sebrae não tenha participado do processo de registro do negócio no MAPA, a Samira destaca que a parceria da entidade lhe proporciona network, visibilidade dos produtos e posicionamento de mercado. “Alcançamos um degrau a mais e sabemos que o ministério é bastante exigente, sobretudo nesse mercado de bebidas. Não é qualquer empreendimento que recebe essa certificação e isso para nós agrega muito valor. É importante todo esse cuidado com a qualidade em todas as etapas até levar o produto para os consumidores”, celebra ao lembrar do desafio de inserir seus produtos no mercado disputando com outras bebidas habitualmente consumidas pelas pessoas como cerveja, vinho e gin.

“É muito importante o papel do Sebrae para as micro e pequenas empresas no Brasil. É através de eventos que participamos, que apresentamos nosso empreendimento e nossa história. Esse contato com outros empresários nos leva a outros lugares. A certificação nos dá respaldo e agrega para os apicultores e meliponicultores trazendo uma nova perspectiva e um impacto econômico no município de Cruz das Almas e região já que, à medida em que a bebida é divulgada, vai abrindo mais espaços e criando, inclusive, mais oportunidades de emprego em nossa empresa”, acrescenta.

Benefícios do consumo

Fabricada com água e mel fermentado, o hidromel é uma das bebidas mais antigas consumidas no mundo. Seu consumo agrega benefícios como a absorção de fenólicos e flavonóides – substâncias químicas que ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Eles agem neutralizando os radicais livres, impedindo que causem danos às células e ao DNA. Por isso, é considerada uma bebida funcional e sustentável.

“O Sebrae nos permite ter uma visibilidade dessa sustentabilidade, da inovação e da tecnologia que é desenvolvida dentro das empresas. Além de tudo, fortalece o empreendedorismo feminino pois é uma mulher que está à frente de uma produção de bebida, mercado predominantemente masculino. Isso tudo agrega para a San’mielle, onde tudo é feito com muito carinho, amor e dedicação”, conclui Samira.