Representantes de micro e pequenas participaram, nesta quarta-feira (18), do encontro “O BNDES Mais Perto de Você”, apoiado pelo Sebrae Bahia. O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), no Stiep, em Salvador, e apresentou aos participantes algumas opções de linhas de crédito de financiamento do banco federal.Também apoiaram a iniciativa Fecomércio, CDL Salvador e Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou sobre a satisfação que sente em ver o Sebrae participar de parcerias como essa. “O projeto de crédito assistido que trabalhamos com a Fieb, junto ao setor empresarial da indústria baiana, tem sido uma referência nacional. Se nós, Sebrae e Fieb, já fizemos algumas coisas positivas juntos, é evidente que com o BNDES vamos poder fazer muito mais”, previu.
O anfitrião da tarde e presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, agradeceu a massiva presença de empresários. “Um encontro dessa natureza é de grande importância, porque permite que o crédito chegue às empresas, especialmente às indústrias da Bahia. O crédito é fundamental, sobretudo o que se refere ao BNDES, porque apresenta taxas de juros menores”, frisou.
O gerente de Relacionamento do Gabinete da Presidência do BNDES, Artur de Rezende Pinto, disse que o evento é uma oportunidade de percorrer o território nacional, apresentando o BNDES e seus modelos de operação. “Parcerias como essa são o cerne da atuação territorial do BNDES”, frisou. Segundo ele, em 2023, o BNDES viabilizou R$ 218,5 bilhões em crédito no país. Deste montante, 49% foram destinados a micro, pequenas e médias empresas (R$ 107 bilhões).
Rodadas
Na segunda etapa do encontro, os empreendedores tiveram a oportunidade de participar de rodadas de negócios com analistas do Sebrae, quando receberam orientação, oferta e apresentação de produtos e serviços. Os empresários também puderam se reunir com representantes de oito agentes financeiros credenciados ao BNDES (Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Crisol, Desembahia, Itaú, Santander e Sicoob) presentes ao evento, para sanar dúvidas e compreender os detalhes do processo que conduz ao acesso às linhas de crédito.