ASN BA
Compartilhe

Projeto de cacauicultura impacta cerca de 150 produtores no Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá

Iniciativa interterritorial do Sebrae alia produção de cacau a tecnologia com foco em produtividade
Por Rafael Lopes para a ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Cerca de 150 produtores dos municípios de Valença, Ituberá, Camamu e Gandu, no Baixo Sul Baiano, e em Amargosa e Laje, no Vale do Jiquiriçá, estão sendo atendidos diretamente pela Escola do Cacau. Os produtores se tornam multiplicadores de boas práticas de cultivo gerando um impacto indireto ainda maior, como destaca o analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Luanildo Silva.

“O programa tem levado para o pequeno produtor o que há de melhor em tecnologia para a produção de cacau de alta performance. Ficamos muito felizes em ver os produtores colocando em prática o conhecimento adquirido e transformando a realidade local. A troca de experiências nos encontros é super enriquecedora e contribui para elevar a autoestima dos produtores ao perceberem que não estão só e que têm um ambiente amigável para expor suas dúvidas, dificuldades e opiniões contribuindo para que todo o grupo se desenvolva. A Escola do Cacau não é só sobre alta produtividade”, explica o analista.

Ao longo dos encontros, os participantes podem trocar conhecimentos sobre assuntos como tecnologias, gestão da propriedade e técnicas de manejo da lavoura cacaueira para a alta produtividade. Todos os produtores têm acesso a um especialista para tirar dúvidas e dialogar sobre os assuntos referentes à cacauicultura.

José Floriano dos Santos é produtor de cacau em Camamu, no Baixo Sul do estado, e já comemora o conhecimento que tem adquirido no projeto. “Tenho certeza que esse curso só vem acrescentar para nós, produtores. As aulas são excelentes e conseguimos absorver tudo que é transmitido. Acredito que depois dessa turma podemos formar outra sobre o beneficiamento do cacau. Sem dúvida alguma, esse projeto é de uma grandeza enorme para nós, produtores”, celebra.

Escola do Cacau

Abordando todo o processo produtivo desde a escolha da área, das variedades, passando pela colheita e gestão da propriedade, o programa trata de temas como: cadastro, inventário e escolha do projeto, implantação da lavoura de cacau (do preparo da terra ao plantio das mudas); herbicida na lavoura cacaueira; técnicas de poda de formação do cacaueiro e técnicas de desbrota e poda de manutenção do cacaueiro; técnicas de polinização do cacaueiro; adequação de sombreamento e fertilização de cacaueiros; técnicas de combate a pragas do cacaueiro; técnicas de controle de doenças e indução de resistência do cacaueiro; beneficiamento da produção do cacau; e gestão agrícola da lavoura cacaueira.