ASN BA
Compartilhe

Sebrae participa do encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Cerimônia apresentou pacote de projetos de qualificação que une tecnologia e economia solidária, em parceria do governo federal com a Bahia
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O Sebrae marcou presença no encerramento da 21º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na noite desta sexta-feira (18), no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Graça, em Salvador. Na ocasião, foi feito o anúncio de um pacote de projetos de qualificação que une tecnologia e economia solidária, numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o governo da Bahia, com investimento total de R$ 44 milhões. O encontro reuniu a ministra Luciana Santos, titular do MCTI, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, secretários estaduais, reitores, professores e demais autoridades relacionadas à educação. Na ocasião, foram ainda entregues 78 mil tablets a alunos da rede pública estadual.

Foram anunciados os seguintes projetos de qualificação: Residência em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC 36); Residência Centro de Vocação Tecnológica (CVT) de Games; Embarcatech – Residência Tecnológica em Sistemas Embarcados; e Cesol Digital. O objetivo é aliar a formação tecnológica às práticas de economia solidária para geração de emprego e renda. Os recursos são do Governo Federal, via MCTI, com execução da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Educação (SEC).

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, compareceu ao evento e o classificou como uma iniciativa de grande valor para o empreendedorismo no estado da Bahia. “Foi um pacote de recursos significativos, com a assinatura de vários convênios que vão estimular a ciência e a inovação nas escolas e universidades e evidentemente isso beneficia também o empreendedorismo, porque, com o fomento aos centros de estudos e pesquisa, os empreendedores terão um êxito maior. E o Sebrae no seu papel de estimular o empreendedorismo está de mãos dadas com o governo com projetos voltados à tecnologia e à inovação”, complementou.

A ministra Luciana Santos pontuou que a Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação é um espaço em que as pessoas se aproximam e despertam o interesse para o tema desde a infância. “O evento completa 20 anos, foi criado por decreto, em 2004, pelo presidente Lula e é a ‘menina dos nossos olhos’. Mais do que nunca, temos a obrigação de lutar contra tudo que seja contra as evidências científicas e a verdade. E a difusão da ciência e da tecnologia vai de encontro ao negacionismo”, disse.

O governador Jerônimo Rodrigues frisou que as SNCTs servem para conduzir à reflexão de que é preciso muita intencionalidade. “Ministra, estamos num mutirão e eu faço parte do seu time, aqui na Bahia. Estamos de mãos dadas com os deputados, senadores, vereadores. Esse papel de impulsionar a ciência, a inovação e a tecnologia nas instituições de ensino não é só das escolas e universidades, também é nosso. Temos que inserir através da educação a participação da juventude. E esse é um trabalho fundamental”, afirmou.

Em sua fala, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro, refletiu a respeito da importância do fechamento da Semana da Ciência e Tecnologia em Salvador, com a apresentação de biomas da Bahia (Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica). “A integração do meio ambiente com a ciência e a tecnologia acontece a partir da transformação desses biomas em produtos, insumos e riquezas para as pessoas que estão vivendo nesses territórios”, disse.

Fotos: Darío G. Neto para ML Comunicação