A etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 aconteceu na noite desta terça-feira (29) na Chácara Baluarte, no Santo Antônio, em Salvador. Ao todo foram 202 inscrições válidas, que colocam a Bahia como o quarto estado com o maior número de empreendedoras participando desta edição no país.
A primeira colocada na categoria MEI foi Verônica Dourado Ribeiro Dias (“Oh, Farofeiro”, Salvador); na categoria Pequenos Negócios ficou em primeiro lugar Marly Brito de Lima (“Café com Cacau”, Itacaré); na categoria Produtoras Rurais levou o ouro Adriana Rocha Severino (“Celeiro Orgânico”, Porto Seguro) e na Ciências e Tecnologia foi primeira colocada Samira Maria Peixoto Cavalcante (“San’Mielle”, Cruz das Almas).
A cerimônia foi aberta pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, que parabenizou as finalistas pelo desempenho de destaque em suas respectivas atividades. “Empreender na Bahia, no Brasil, é um desafio muito grande e empreender no interior do estado é um outro desafio. Ser microempreendedor mais ainda e ser mulher empreendedora, imagino o que vocês enfrentam. Só me resta render homenagem a essas mulheres. Parabéns ao Sebrae e todas as mulheres aqui presentes. Vocês estão representando muito bem o mundo dos negócios na nossa Bahia”, pontuou.
A assessora da Superintendência do Sebrae Bahia, Monique Teixeira Santos, também deu as boas-vindas aos presentes. “Estamos aqui para celebrar um momento muito especial para o empreendedorismo feminino. Cada uma de vocês, finalistas e vencedoras, trilharam um caminho muito desafiador. Embarcaram em suas jornadas com coragem, enfrentaram tempestades, revisaram rotas e com muita determinação chegaram até aqui”, frisou.
A gestora do Programa Sebrae Dela na Bahia, Rosângela Gonçalves, falou da satisfação em atuar na função em contato com tantas mulheres de talento. “Fico muito feliz e honrada em estar aqui representando outras mulheres. O Sebrae Delas é muito desafiador, mas é um presente para mim e me dá a oportunidade de estar com mulheres que têm trajetórias incríveis e inspiradoras. E assim conseguimos tirar do papel ideias, seguir progredindo e fazendo a diferença no mundo”, comentou.
Anúncio das vencedoras
Antes do momento mais aguardado da noite, foram feitos agradecimentos às colaboradoras do Sebrae Bahia que de forma voluntária ajudaram a escolher as vencedoras da noite. Na sequência, foram anunciadas as vencedoras das quatro categorias, nas classificações ouro, prata e bronze. Elas foram agraciadas com troféu e buquê de flores e as primeiras colocadas de cada categoria irão concorrer na próxima etapa, que será a regional.
“Estou muito honrada de estar aqui. Jamais pensei que poderia empreender e a gente sabe da dificuldade do empreendedorismo feminino, principalmente no meu caso, que empreendi num ramo voltado para os homens, que é o churrasco. Eu não entendia nada do assunto, mas de forma empírica criei uma forma de ‘churrasquear’ da maneira que eu acreditava que gostaria de receber o churrasco e as pessoas foram abraçando isso. Comparando com a minha profissão por formação, enfermeira, eu entendi que a gente pode ser doutora em qualquer profissão e hoje eu sou a doutora do churrasco”, disse Verônica Ribeiro, que ficou com o ouro na categoria Microempreendedora Individual.
“Agradeço primeiramente a Deus. Valeu a pena ser empregada doméstica, valeu a pena acordar cedo todos os dias e valeu a pena seguir os ensinamentos que me foram passados pelo meu pai e pela minha mãe. Agradeço também a toda a equipe do Sebrae, a todos que estão aqui, a Letícia, que é gerente do Café com Cacau, que sempre segurou na minha mão e disse que não existe obstáculo para empreender, e a toda a equipe que está lá trabalhando”, afirmou Marly Brito, primeira colocada na categoria Pequenos Negócios.
“Estou muito feliz por estar aqui hoje, por não ter desistido. Agradeço muito a Thamyris, que me apoiou e incentivou e fico feliz porque a minha opção de vida, que é pela agroecologia e por mais de 20 anos fui vista como ‘ecochata’, que defende os animais, a natureza, não gosta de plantio com agrotóxico, transformei a paixão da minha vida no meu negócio e hoje eu tenho a produção de alimentos orgânicos e as plantas alimentícias não convencionais que acredito que será a alimentação do futuro”, comentou Adriana Rocha, que levou o ouro da categoria Produtoras Rurais.
“Esse prêmio não seria possível sem o Sebrae, sem o Senar, sem a Fapesb, sem a família, e principalmente sem os apicultores familiares. Isso aqui é um presente para eles. Agradeço imensamente e digo a todas as mulheres da Bahia e do Brasil, juntas somos mais fortes”, falou Samira Peixoto, vencedora do ouro da categoria Ciências e Tecnologia.
Veja as três vencedoras nas quatro categorias:
Microempreendedora Individual (MEI)
Ouro – Verônica Dourado Ribeiro Dias (“Oh, Farofeiro”, Salvador)
Prata – Monique Guimarães Cajado (“Noz do Coco”, Feira de Santana)
Bronze – Sheylla Tomás Silva (“Simplicitude”, Coaraci)
Pequenos Negócios
Ouro – Marly Brito de Lima (“Café com Cacau”, Itacaré)
Prata – Carla Mott Ancona Lopes (“Pousada Colmeia”, Santa Cruz Cabrália)
Bronze – Marileide Souza de Oliveira Fonceca (“Galardão Confeitaria”, Itamaraju)
Produtora Rural
Ouro – Adriana Rocha Severino (“Celeiro Orgânico”, Porto Seguro)
Prata – Gilza Santos Guimarães (“Fazenda Baixinha”, Medeiros Neto)
Bronze – Jozinara Rodrigues Mendes (“Mimos da Mata”, Ilhéus)
Ciência e Tecnologia
Ouro – Samira Maria Peixoto Cavalcante (“San’Mielle”, Cruz das Almas)
Prata – Alana Mattos Elias (“Hub Delas”, Salvador)
Bronze – Léia Silva Almeida Moreira (“Capim Pimenta”, Salvador)