A 9ª edição do Congresso Internacional Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) traz uma extensa programação no Senai/Cimatec, em Salvador, e reúne, nesta quarta-feira (30) e na quinta-feira (31) empresários, empresárias e representantes do setor têxtil. Na manhã desta quarta, o evento, que tem o apoio do Sebrae, foi aberto oficialmente para o início dos trabalhos, que giram em torno do tema “Conexões Brasil: Caminhos estratégicos para a competitividade”.
O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, representou o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento das micro e pequenas empresas do setor. “É o primeiro evento desse porte voltado para a indústria têxtil no Nordeste, e o Sebrae tem muito orgulho em apoiar essa iniciativa. Acreditamos que o conhecimento compartilhado aqui também trará importante contribuições para o fortalecimento desse importante setor, que conta com um número significativo de micro e pequenos negócios”, afirmou.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também esteve presente na abertura do congresso. Ele destacou o evento como uma oportunidade para atrair investimentos para o estado. “Temos total interesse em atrair investimentos para a Bahia, reafirmando o nosso compromisso com as garantias necessárias para que as empresas possam se instalar e contribuir na geração de emprego e renda”, disse.
O diretor-superintendente da ABIT, Fernando Valente Pimentel, que preside o congresso, referiu-se à Bahia como o berço econômico do Brasil, lembrando o importante papel que o estado teve no processo de industrialização ao longo da história. “É uma honra realizar esse congresso na Bahia. Temos certeza que daqui reforçaremos a nossa visão de futuro para uma maior presença global, que é construída a cada dia”, apontou.
Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos ressaltou a importância do setor têxtil para o Brasil e para o mundo. “Temos muito potencial para expandir a presença da indústria internacionalmente e o congresso vai nos ajudar a alcançar esse objetivo”, concluiu.
A abertura do congresso contou ainda com as presenças do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Bahia, Vitor Lopes, do vice-governador, Geraldo Júnior, além de secretários de Estado e representantes do setor produtivo da Bahia e de várias regiões do Brasil.
Neste primeiro dia de evento, foram apresentados planos voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva local, com incentivo à inovação e ao uso de insumos regionais. Além disso, um estudo inédito sobre a produção local destacou o desempenho do algodão baiano, conhecido pela qualidade e alta produtividade, que posiciona o estado como o segundo maior produtor do país. O evento promove a aproximação entre empresários e investidores, impulsionando o setor e gerando novas oportunidades econômicas para a Bahia.
Com painéis e palestras distribuídos ao longo de dois dias, a programação explora temas cruciais como políticas industriais, inovação e as megatendências que guiam o novo consumidor global.