ASN BA Atualização
Compartilhe

Empreendedoras do Extremo-Sul se destacam no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Das 5 finalistas representando a região, 4 foram premiadas nesta terça-feira (29), em Salvador
Por Milka Morais para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

As empreendedoras do Extremo-Sul baiano foram destaque na cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), realizada nesta terça-feira (29), em Salvador. A Unidade Regional de Teixeira de Freitas foi representada por cinco empreendedoras, sendo três na categoria Produtora Rural e duas na categoria Pequenos Negócios. Além do reconhecimento nessas categorias, a unidade também recebeu o destaque pelo maior número de inscrições.

Adriana Rocha Severino, da empresa Celeiro Orgânico, em Porto Seguro, foi a grande vencedora do ouro na categoria Produtora Rural e sua história de perseverança servirá de inspiração para empresárias de todo o estado, bem como sua determinação e empreendedorismo, especialmente para muitos agricultores que fazem parte da cadeia produtiva de orgânicos da região, com suas ideias inovadoras e ações que fortalecem a comercialização desses produtos.

“Fico feliz porque a agroecologia é a minha opção de vida. Por mais de 20 anos, fui vista como ‘ecochata’, que defende os animais, a natureza, que não gosta de plantio com agrotóxico. Transformei a paixão da minha vida no meu negócio e hoje tenho a produção de alimentos orgânicos e as plantas alimentícias não convencionais que acredito que será a alimentação do futuro”, celebrou.

Carla Lopes (prata – meio) e Marileide Fonseca (bronze – à direita)

Já a empresária Carla Mott Ancona Lopes explica que o Projeto Colmeia, se destacou em Santa Cruz Cabrália de maneira tão forte quanto a união das abelhas, fazendo alusão ao nome do projeto e da pousada da qual é proprietária. “No primeiro momento, a ideia era fazer uma pousada sustentável, mas o chamado foi além. Eu precisava também trazer as ações de sustentabilidade ao meu território. É emocionante acolher a comunidade e ser acolhida, seja pelas crianças, as mulheres ou homens da comunidade. Talvez seja esse o caminho para construirmos um mundo mais justo para todos os seres”, lembrou Carla Lopes, prata na categoria Pequenos Negócios.

A gestora responsável pelo Programa Sebrae Delas na regional, Thamyris Maciel, avaliou a participação das empresárias na premiação. “Nossa regional é composta por empresárias com perfis diferentes, mas todas compartilham uma determinação ímpar em transformar suas realidades e fortalecer a economia local. Esse prêmio não só celebra suas conquistas, mas também incentiva novas mulheres a persistirem, a acreditarem em seus sonhos e a contribuírem para o desenvolvimento sustentável e social de nossa região e do estado da Bahia”, festejou.

A itamarajuense Marileide Souza de Oliveira Fonseca recebeu a medalha de bronze na categoria Pequenos Negócios e comemorou a conquista. “A premiação do Sebrae agrega valores fundamentais, como motivação, oportunidades, visibilidade e reconhecimento. Esse evento abre portas financeiras, destacando o trabalho e sucesso das empreendedoras. Além disso, inspira outras mulheres a empreender, contribuindo para um ambiente empresarial mais próspero e diversificado”, explicou a empresária da Galardão Confeitaria.

Já a vencedora da medalha de prata na categoria Produtora Rural, Gilza Santos Guimarães, do município de Medeiros Neto, relembrou alguns desafios para mulheres no agro. “Só tenho que agradecer ao Sebrae por acreditar no meu trabalho, na minha história. São muitas as dificuldades, mas vale a pena demais. Espero que minha história inspire outras pessoas a se dedicarem ao trabalho no campo, formar sucessores nas fazendas e no meio rural”, comentou a proprietária da Fazenda Baixinha.

A itamarajuense Marileide Souza de Oliveira Fonseca recebeu a medalha de bronze na categoria Pequenos Negócios e comemorou a conquista. “A premiação do Sebrae para o empreendedorismo feminino agrega valores fundamentais, como motivação, oportunidades, visibilidade e reconhecimento. Esse evento abre portas financeiras, destacando o trabalho e sucesso das empreendedoras. Além disso, inspira outras mulheres a empreender, contribuindo para um ambiente empresarial mais próspero e diversificado”, explicou a empresária da Galardão Confeitaria.

Em agradecimentos, a medalhista de prata na categoria Produtora Rural, Gilza Santos Guimarães, do município de Medeiros Neto, relembrou alguns desafios para mulheres no agro. “Só tenho que agradecer ao Sebrae, a Alex, Ismael e a Thamyris por tanta paciência e por acreditar no meu trabalho, na minha história. São muitas as dificuldades, mas vale a pena demais. Espero que minha história inspire outras pessoas a se dedicarem ao trabalho no campo, formar sucessores nas fazendas e no meio rural”, comentou a proprietária da Fazenda Baixinha.

Veja as vencedoras das quatro categorias:

Microempreendedora Individual (MEI)

Ouro – Verônica Dourado Ribeiro Dias (“Oh, Farofeiro,” Salvador)

Prata – Monique Guimarães Cajado (“Noz do Coco,” Feira de Santana)

Bronze – Sheylla Tomás Silva (“Simplicitude,” Coaraci)

Pequenos Negócios

Ouro – Marly Brito de Lima (“Café com Cacau,” Itacaré)

Prata – Carla Mott Ancona Lopes (“Pousada Colmeia,” Santa Cruz Cabrália)

Bronze – Marileide Souza de Oliveira Fonceca (“Galardão Confeitaria,” Itamaraju)

Produtora Rural

Ouro – Adriana Rocha Severino (“Celeiro Orgânico,” Porto Seguro)

Prata – Gilza Santos Guimarães (“Fazenda Baixinha,” Medeiros Neto)

Bronze – Jozinara Rodrigues Mendes (“Mimos da Mata,” Ilhéus)

Ciência e Tecnologia

Ouro – Samira Maria Peixoto Cavalcante (“San’Mielle,” Cruz das Almas)

Prata – Alana Mattos Elias (“Hub Delas,” Salvador)

Bronze – Léia Silva Almeida Moreira (“Capim Pimenta,” Salvador)

-

-