A padaria Pão Delícia Artesanal, de Brumado, conquistou o primeiro lugar na etapa regional do concurso Melhor Pão Francês da Bahia promovido pelo Sebrae. A premiação aconteceu na Bela Casa Eventos, na noite da última quarta-feira, 13 de novembro.
Também foram premiadas as panificadoras que ficaram em 2° e 3° lugar no concurso: Padoca da Paula de Guanambi e Panilac de Jequié respectivamente. Todos os 51 negócios participantes no concurso receberam certificados de participação.
Agora, o empresário Henrique Pires, sócio gestor da padaria Pão Delícia Artesanal, irá disputar a etapa estadual do concurso que acontece no dia 27 de novembro, em Salvador. Para ele, que iniciou o negócio há quase quatro anos, o reconhecimento vem por um trabalho feito com sentimento.
“Foi muita dedicação desde o início. Antes da mão, a gente coloca o coração. Para nós o coração tem que estar na massa, porque comida para nós é sentimento. Nossa visão de trabalho não é levar apenas um pão, mas levar prazer para as mesas das pessoas. Se Deus quiser estaremos na etapa estadual com esse mesmo sentimento”, afirmou o sócio gestor.
Todo o trabalho perpassa igualmente, todos os dias, pelas mãos do profissional que dá forma e vida aos pães. O padeiro também foi reconhecido na premiação. Para Charlis Gonçalves, padeiro da padaria Pão Delícia Artesanal, tem um segredo que trouxe esse reconhecimento. “Amor. Fazer nosso trabalho com amor, com carinho, dedicação, tudo leva à perfeição e a conseguirmos trazer esse produto que é tão importante para nosso segmento que é o nosso pão francês. Nossa alegria é ter os clientes felizes, com pãozinho em casa”, disse o padeiro.
Para o gestor do projeto Indústria de Alimentos do Sebrae, em Vitória da Conquista, Bruno Cruz, o grupo de panificadores na região é forte, mas, por conta das demandas diárias das operações, muitas vezes os profissionais não conseguem buscar as alternativas necessárias para um desenvolvimento sustentável e inovação. E o concurso surge como uma alternativa nesse cenário, principalmente de valorização do trabalho desempenhado.
“Eu escutei de um panificador, que esse evento trouxe a provocação necessária para que eles levem esse conhecimento para dentro dos seus negócios, para a partir de então refletir e buscar alternativas para solucionar as dores da empresa. Um momento enriquecedor, que mostra que estamos no caminho certo, conhecendo as boas práticas realizadas na região e valorizando esses negócios”, ressaltou o gestor.
A padaria vencedora do primeiro lugar foi premiada com troféu, certificado, e um conjunto de prêmios que inclui um cheque bônus valendo 10 sacas de farinha de trigo (25 kg cada), e para o padeiro, um valor de R$300, mais uma doma, uniforme utilizado por profissionais da cozinha. Todas as panificadoras receberam certificados de participação e ainda um relatório técnico apontando as características analisadas nos pães e feedback.
-