O Sebrae e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) lançaram, na sede da federação, no Stiep, na noite desta quinta-feira (21), a primeira edição da Feira da Indústria da Bahia (INDEX), que acontecerá de 27 a 29 de agosto de 2025, no Centro de Convenções de Salvador (asas A e B), na Boca do Rio. O evento tem como principal objetivo dar visibilidade ao que é produzido pela indústria baiana, em variadas cadeias produtivas, tais como os setores de cosméticos, confecções, petroquímico, alimentos, dentre outros. Os empresários interessados em expor podem se inscrever pelo link [bit.ly/index2025].
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia e presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, parcerias como essa estabelecida entre Sebrae e Fieb são fundamentais. “Vivemos um momento em que o sentimento de cooperação faz a diferença na sociedade e no mundo dos negócios. A junção do Sebrae, que entende tudo sobre pequenos negócios, com a indústria me leva a crer que nós vamos ter um evento de sucesso já na primeira edição, que irá representar um marco para o setor industrial da Bahia”, afirmou.
O diretor Técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, falou sobre a atuação da entidade na realização da feira. “Nossa participação na Index começa na concepção do evento com a definição do tamanho, segmentos que vão atuar, quantas empresas estarão presentes, de como será essa composição e quais empresas clientes das expositoras nós vamos focar em trazer”, aponta. Segundo ele, “a ideia é fazer rodadas de negócios, oferecer muito conteúdo de inovação (com workshops, palestras dentre outras atividades) e gestão não só para quem estará expondo, mas também para o público que tem potencial de consumir dos expositores para gerar negócios entre quem expõe e quem estará visitando”.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos,destacou que a parceria com o Sebrae é fundamental para a realização da INDEX. “Como a feira é a primeira que estamos fazendo com essa característica multissetorial, a participação do Sebrae vai ser fundamental para atrairmos principalmente a pequena e a microindústria da Bahia”. O presidente Passos acredita que as indústrias de produtos finais (que vão ao mercado) serão as mais atraídas para expor na INDEX.
O coordenador de Indústrias do Sebrae Bahia, Tércio Calmon,frisou que a entidade irá priorizar os pequenos negócios. “Teremos cerca de mil metros quadrados destinados à exposição exclusiva de pequenos negócios, aproximadamente 150 pequenas indústrias baianas”, adiantou. Ao comparar com a Bahia Expo (também produzida pelo Sebrae), ele aponta que o grande diferencial da INDEX é que a parceria com a Fieb viabiliza a participação da média e da grande indústria do estado em um mesmo ambiente.
Tércio Calmon explicou também que o público-alvo da feira são os compradores das cadeias produtivas de produtos e serviços que estarão expondo no evento. “Para comprar cosméticos, queremos atrair os donos de salões de beleza, as revendas, os comerciantes. Para comprar o vestuário, queremos receber a visita dos representantes do varejo de moda e assim por diante”, comentou. Ele destacou, ainda, que serão apresentadas na INDEX inovações de tecnologias renováveis (veículos elétricos, energia solar, dentre outros) e exemplos de boas práticas de ESG.
Serviço
O quê: Feira da Indústria da Bahia (INDEX)
Quando: de 27 a 29 de agosto de 2025
Onde: Centro de Convenções de Salvador (Asas A e B)
Inscrições para expositores: [bit.ly/index2025]