ASN BA
Compartilhe

Produtores do Planalto da Conquista participam da Semana Internacional do Café

Evento realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, em Belo Horizonte, contou com stand do Sebrae com cafés especiais produzidos na região
Por Nayla Gusmão para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Os cafés especiais do Planalto da Conquista e da Chapada Diamantina foram destaque durante a Semana Internacional do Café (SIC) 2024. Durante o evento, realizado entre os dias 20 e 22 de novembro, em Belo Horizonte-MG, 30 produtores das duas regiões mostraram as potencialidades dos cafés produzidos no estado em um stand montado pelo Sebrae Bahia.

Idimar Filho, produtor rural de Barra do Choça, foi um dos produtores que integraram a missão para a SIC. Para ele, foi um momento ímpar estar em um evento tão grandioso para o segmento e mais ainda poder contar com o apoio, com a coletividade para prospecção da produção local.

“O Sebrae foi extremamente importante para que a gente pudesse estar nessas feiras porque tínhamos muita vontade de vir, mas não conseguimos nos viabilizar individualmente. Começamos vindo praticamente sem ter um ponto, depois dividimos o espaço do Sebrae com outras regiões e, hoje, graças a Deus, a gente tem um stand do nosso estado, com os cafés da Bahia e temos realmente conseguido realizar e prospectar negócios através do stand. É um pedaço da Bahia aqui dentro da SIC. Para nós, enquanto produtores, é maravilhoso”, afirmou o produtor.

O diretor comercial da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense, Coopmac, Antônio César Neri também integrou a viagem para Belo Horizonte. Para ele, foi um momento de networking precioso. “O melhor de tudo é reencontrar velhos amigos e fazer tantos outros. O nosso stand estava muito bonito e foi muito visitado, pois, o que os visitantes queriam, tinha de sobra lá, café bom e uma receptividade bem baiana”, disse o diretor.

Para a gestora do projeto do Sebrae Cafés Especiais do Planalto da Conquista, Mônica Rizério, ter os cafés da região representados no maior evento do segmento dentro do país é uma oportunidade singular de conexão e prospecção de negócios.

“É na Semana Internacional do Café onde o produtor pode fazer negócios, ter conhecimento, trocar experiências, conhecer novas tendências, trocar ideias. A importância de estarmos à frente de um projeto que atende produtores, muitos da agricultura familiar, é que podemos proporcionar conhecimento aos pequenos produtores do Planalto da Conquista trazendo-os para conhecer esse evento, e eles verem de perto onde as coisas acontecem. Além disso, é uma forma também de comemoração, já que o evento acontece depois da safra, quando o café está sendo comercializado. Tudo isso é diferencial e importante para toda a cadeia produtiva do café”, concluiu a gestora.