ASN BA Atualização
Compartilhe

Mulher+Comércio celebra empreendedorismo feminino promovendo capacitações e conexões

Evento gratuito, fruto de uma parceria entre o Sistema Comércio-BA e o Sebrae, foi aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira (27)
Por Carlos Baumgarten para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Capacitações com palestrantes renomadas, oficinas práticas e conexões. O evento Mulher + Comércio traz a proposta de destacar a força do empreendedorismo feminino, com uma ampla programação ao longo de dois dias. A abertura oficial foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), no Teatro Sesc-Casa do Comércio, em Salvador.

Gratuito, o evento é fruto de uma parceria entre o Sistema Comércio-BA e o Sebrae. Até a quinta-feira (28), empresárias e potenciais empreendedoras que desejam atuar no setor de comércio de bens, serviços e turismo terão acesso a palestras, painéis, oficinas do Senac, além da oportunidade de fazer networking.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, lembrou, durante a cerimônia de abertura, que o estado possui mais de 630 mil empreendedoras registradas. “Esse momento tem uma importância singular, para que possam avançar ainda mais no fortalecimento do empreendedorismo feminino. E é por isso que as parcerias entre as instituições aqui presentes é tão fundamental, porque, juntos, podemos fazer muito mais”, ressaltou.

O presidente do Sistema Comércio-BA, Kelsor Fernandes, destacou que, no recorte dos setores de comércio de bens e serviços, as mulheres estão à frente de 41% dos negócios. “A presença das mulheres no empreendedorismo vem crescendo de forma exponencial e estamos aqui para impulsionar ainda mais essa participação, por meio de apoio e ações de capacitação”, afirmou.

Representando a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Iana Landim apontou o momento especial vivenciado pelas mulheres empreendedoras. “Estamos num período de aquecimento da economia e é importante seguirmos trabalhando para criar condições mais dignas para as mulheres que estão à frente de negócios”, disse.

O superintendente do Banco do Nordeste, Pedro Neto, destacou que a instituição tem ampliado as políticas de apoio ao público feminino, com linhas de crédito específicas, e promovendo ações de desenvolvimento para o empreendedorismo feminino. “No Crediamigo, temos as mulheres como a maioria dos nossos clientes. Somente na Bahia, elas compõem 67% dos microempreendedores. É extremamente importante termos cada vez mais espaços como esse para debater e promover o crescimento do empreendedorismo feminino”, detalhou.

Também compuseram a mesa de abertura a secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude na Prefeitura de Salvador, Fernanda Lordelo, o deputado estadual Eduardo Salles, a representante da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Naiana Carvalho, a coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio-BA, Ana Carolina Alonso, e o presidente da FCDL Bahia, Pedro Failla. Os diretores do Sebrae Bahia, Franklin Santos (Técnico) e Vitor Lopes (Administração e Finanças), o superintendente da Fecomércio-BA, Nelson Daiha Filho, a diretora regional do Senac-BA, Ana Rita Andrade, e o diretor regional do Sesc-BA, Marconi Sousa, prestigiaram a abertura oficial do evento.

Programação

O Mulher + Comércio visa promover a capacitação em gestão de negócios, abordando temáticas como marketing digital, inteligência digital, associativismo, entre outras. O evento é também pautado por inclusão, acessibilidade e práticas ESG em sua realização, disponibilizando ainda audiodescrição em todas as suas atividades,

Nesta quarta-feira, as participantes podem conferir ainda a palestra “Marketing Digital e Inteligência Artificial para Empreendedores”, com Ana Tex, e o painel Soft Skills, com Iasmine Fernandes, Júlia Dourado e Uliana Ferreira, além das oficinas do Sebrae e do Senac. Confira aqui a programação completa desta quarta.

Já na quinta-feira, o tema Inteligência Financeira será abordado por Nath Finanças. Na programação, além da continuação das oficinas do Sebrae e do Senac, o público pode conferir o painel Associativismo e Empreendedorismo em Rede, com Alsones Balestrin, Liu Berman e Najara Black. Confira aqui a programação completa de quinta.

Mulheres Empreendedoras da Bahia

Ainda durante a abertura do evento, as personagens da publicação ‘Mulheres Empreendedoras da Bahia’, lançada pelo Sistema Comércio-BA, foram homenageadas. O livro, escrito pela historiadora e professora Patrícia Valim, e com curadoria da empresária e coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio-BA, Ana Carolina Alonso, conta a história de 19 empreendedoras que superaram desafios e estão à frente de negócios de sucesso (confira os nomes abaixo).

Patrícia e Ana Carolina, ao lado da secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude na Prefeitura de Salvador, Fernanda Lordelo, participaram de um bate-papo sobre o livro, mediado pela coordenadora de Comunicação da Fecomércio-BA, Delia Coutinho.

Patrícia detalhou a estrutura do livro, explicando que a primeira parte da publicação se debruça sobre o resgate da história de mulheres que ousaram empreender em uma época em que os desafios eram ainda maiores, e remonta a própria história do comércio baiano. “O livro busca retratar a importância das mulheres empreendedoras da Bahia, e reforça a o papel de um estado moderno e dinâmico, que deixa um legado fundamental para a economia desse país”, pontuou.

Ana Carolina Alonso falou dos desafios atuais enfrentados pelas mulheres empreendedoras. Ela citou as jornadas, muitas vezes, exaustivas, principalmente com relação aos afazeres domésticos que, culturalmente, ainda recaem muito mais sobre as mulheres. “Além disso, precisamos valorizar os negócios liderados por mulheres que são referenciais de inspiração. É preciso que nós acreditemos em nossos negócios e assim exercer o nosso papel de gerar emprego e renda”, afirmou.

A secretária Fernanda Lordelo complementou que o empreendedorismo feminino agrega, além da competência na gestão do negócio, uma sensibilidade que pode ser constatada em muitas famílias. “Precisamos lembrar que a maioria das famílias monoparentais são chefiadas por mulheres. E o dinheiro das mulheres empreendedoras reflete também para as famílias. Então, elas aliam a força necessária para gerir o negócio com um olhar sensível, que abrange cuidado e afeto”, disse.

Confira os nomes das empresárias homenageadas

Amanda Vasconcelos
Angeluci Figueiredo
Avani Perez Duran
Camila Schreiber
Dalci Maria Meira de Andrade
Daniela Lacerda
Edza Brasil
Francisca Célia de Moura Spanholi
Heliana Guimarães Diniz
Irá Salles
Josi Lima
Juranildes Araújo
Liana Allegro
Luciana Maron
Maria Rita Pontes
Nayana Pedreira
Priscilla Diniz
Tereza Paim
Vera Lúcia Guimarães