ASN BA Atualização
Compartilhe

Padaria Verde Rio, de Juazeiro, é a campeã estadual do concurso o Melhor Pão Francês da Bahia 2024

Gomes Delicatessen, de Feira de Santana, e a Padaria Primus, de Itabuna, ocuparam o segundo e o terceiro lugar respectivamente
Por Rosana Silva para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

A padaria Verde Rio, de Juazeiro, venceu o concurso o Melhor Pão Francês da Bahia 2024, realizado pelo Sebrae. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador. O segundo lugar foi ocupado pela Gomes Delicatessen, de Feira de Santana, e a terceira colocação ficou para a padaria Primus, da cidade de Itabuna.

O superintendente do Sebrae, Jorge Khoury, agradeceu aos parceiros, apoiadores, aos colaboradores do Sebrae e pontuou a importância de apoiar os pequenos negócios. “Nosso empenho no Sebrae é fazer com que as micro e pequenas empresas, neste caso os produtores de pão, façam bons negócios, bons produtos, sejam capacitados e instruídos”, afirmou.

A proprietária da Padaria Verde Rio, Eneida Possidônio, ressaltou o diferencial do trabalho em equipe. “Em primeiro lugar está o esforço e o trabalho dos colaboradores. Sempre digo que a estrelinha da padaria é pão francês. Ele sempre sai quentinho e fresquinho, acho que isso também levou a conquista do primeiro lugar”, comemorou.

“Durante o processo de avaliação, as empresas receberam um diagnóstico para saber o que precisavam melhorar, então, de certa forma, todos ganharam e queremos dizer que podem contar conosco”, ressaltou o diretor técnico Franklin Santos, que agradeceu a presença dos participantes. O diretor de administração e finanças, Vitor Lopes, também esteve presente na premiação.

“Ficamos super felizes com o vencedor ser da nossa cidade, demonstra a força e compromisso do empreendedor Juazeirense. Parabéns a Padaria Verde Rio. O prêmio é o reconhecimento da qualidade e excelência do empreendedor de Juazeiro que produz o melhor Pão da Bahia atendendo todas as especificações necessárias para o consumo, além, é claro, de termos o melhor pão francês nas nossas casas”, celebrou o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro .

O empresário Francisco Gomes, da Gomes Delicatessen, de Feira de Santana, que ocupou o segundo lugar, agradeceu pela conquista do prêmio. “Tenho apenas um ano e oito meses no ramo de panificação, e hoje levar o segundo lugar é algo que não encontro palavras para explicar, foi uma superação”, revelou.

Já o empresário Jean Pires Andrade, da Padaria Primus, de Itabuna, agradeceu aos apoiadores e ao padeiro que se dedicou a atender as normas da ABNT para a produção do pão. “O mais importante de tudo é estar aqui. Nosso padeiro é muito dedicado, pegou a norma técnica, colocou debaixo do braço, estudou e disse que faria o possível para conseguir. Eu só tenho gratidão”, disse.

Na noite, estiveram reunidas as dez padarias vencedoras das etapas regionais do concurso: Maria’s Panificadora (Salvador), Divino Barreiras Alimentos (Barreiras), Gomes Delicatessen (Feira de Santana), Padaria Primus (Itabuna), Padaria Cantinho do Pão (Várzea do Poço), Padaria Verde Rio (Juazeiro), Panificadora Ki Pão (Cruz das Almas), Panificadora Santana (Irecê), Mais Delícia (Porto Seguro) e Pão Delícia Artesanal (Brumado).

O coordenador de Indústria do Sebrae, Tercio Calmon, explicou que o objetivo do concurso foi alcançado com mais de 730 empresas avaliadas. “Estamos contentes com o resultado. Conseguimos fazer uma movimentação muito boa no estado, foram mais de 730 empresas avaliadas na Bahia. Percebemos que temos pão francês de qualidade no estado inteiro. Com isso, conseguimos divulgar mais e fazer as consultorias de adequação a norma do pão francês, porque nosso objetivo principal é tornar essas empresas mais competitivas”, explicou.

O membro do Conselho dos Representantes da Fieb, João Batista, falou sobre a relevância do setor. “A padaria é uma indústria, queiram ou não. Ela é a que mais faz transformações na matéria-prima que recebe. E nós sentimos orgulhosos de estar aqui com vocês”, disse.

O presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia, Julio Cesar Martim, cumprimentou a diretoria, os participantes e falou sobre o papel das padarias para a sociedade. “Temos mostrado ao empresário que ele é um industrial. Ele faz parte de uma cadeia que na pandemia foi considerada essencial para a sociedade, pois puderam trabalhar, diferente de muitos comércios que fecharam”, explicou.

Essa é a primeira edição do concurso que visa estimular o aprimoramento da qualidade do pão no estado. A metodologia de avaliação tem como base a ABNT NBR 16170 que define os padrões de qualidade para o pão tipo francês, a exemplo das características sabor, textura, miolo e crosta.

O concurso foi apoiado pelas empresas Fermentação WCH, Bunge, Adinor e executora Extrarex.

Premiação regional do Sebrae em Salvador

Na ocasião também ocorreu a premiação da Regional do Sebrae em Salvador, o primeiro lugar foi entregue a Maria’s Panificadora, localizada na capital baiana. O segundo lugar foi ocupado pela Panificadora Primor, de Camaçari, e o terceiro lugar ficou para a Panificadora e Lanchonete Reobote, também de Camaçari.

A proprietária da Maria’s Panificadora e vencedora da etapa regional em Salvador, Maria Conceição, agradeceu à família e aos padeiros pelo título conquistado. “Fazemos um trabalho há muitos anos e queria dedicar esse prêmio a minha mãe. Quero agradecer a meus padeiros que fizeram com tanta maestria, eles trabalham todos os dias para oferecer o melhor para nossos clientes. É um reconhecimento muito importante para nosso setor”, ressaltou.