ASN BA Atualização
Compartilhe

Encerramento do projeto de indústria de alimentos e bebidas destacou sustentabilidade no Sul da Bahia

Palestra de Thays Reis reuniu empresários e destacou inovações para um futuro sustentável em Ilhéus
Por Nanci Macedo para ML Comunicação 
ASN BA Atualização
Compartilhe

O encerramento do projeto de indústria de alimentos e bebidas do Sebrae 2024 foi celebrado nesta quinta-feira (5), na Colina Benevides, em Ilhéus, com a palestra da especialista Thays Reis, que abordou o tema “Nova Era: Estratégias e Inovações para o Futuro Sustentável”. O evento reuniu empresários, gestores e empreendedores que têm transformado o setor de alimentos e bebidas no sul da Bahia.

O gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, destacou a relevância da iniciativa. “O Projeto de indústria de alimentos foi essencial para conectar empresários locais com as inovações e estratégias mais avançadas do mercado. Este é mais um passo para impulsionar a competitividade do setor, alinhando sustentabilidade e crescimento”, pontuou.

Para a gestora de projetos voltados para a indústria de alimentos e bebidas, Karla Peixoto, o projeto representa mais do que uma oportunidade de desenvolvimento. “Essa jornada permitiu que empresas da região reestruturassem seus processos, inovassem e se preparassem para os desafios do mercado. O impacto é visível nos resultados”.

Entre os participantes, o casal de proprietários da Padaria Bella Vitória, de Camacan, Moacir Ramos Souto e Neia Souto, compartilharam sua trajetória desde a vitória no primeiro concurso regional de pão francês até o apoio que encontraram no Sebrae. “Depois de largar a profissão de motorista de carro-forte, e mudar para área de panificação e confeitaria, vimos no Sebrae um parceiro que realmente facilitou nossa vida profissional. Crescemos muito, tanto na produção quanto na gestão, participando de eventos e projetos como este. O apoio do Sebrae tem sido fundamental para que a gente consiga entregar além de um produto de qualidade para os nossos clientes, como também fazer a gestão eficiente do nosso negócio”, afirmou Moacir.

A proprietária da Paraíso Verde, localizada na rodovia Ilhéus/Serra Grande, Maria Teresa, que produz óleo artesanal de coco e spirulina, também elogiou o suporte do Sebrae. “Tem sido uma parceria extremamente produtiva. Produzimos óleo de coco artesanal e spirulina e o Sebrae me ajudou a facilitar processos e promover o desenvolvimento da empresa. Apesar do pouco tempo que temos de parceria, porque morava fora do Brasil, tenho visto que o Sebrae e seus gestores e consultores se dedicam e contribuem para o desenvolvimento das empresas”, pontuou.

Já a sócia da Di Due Massas, de Ilhéus, Izaltina Cavalli, destacou a transformação proporcionada pelas consultorias, especialmente do projeto de indústria de alimentos e bebidas. “Apesar de termos 10 anos de mercado, precisávamos reorganizar nossas finanças e processos. A consultoria financeira do Sebrae foi fundamental. Conseguimos ajustar nosso fluxo de caixa, implementar um sistema eficiente e melhorar nossa precificação, o que impactou diretamente no faturamento e na margem de lucro”, celebrou.

O evento encerrou com uma programação voltada para troca de experiências, integração e alinhamento de estratégias para o futuro. A palestra de Thays Reis ressaltou a importância de conectar inovação e sustentabilidade, inspirando os presentes a transformar o setor em 2025.

“Estamos construindo um futuro sustentável e competitivo para o setor de alimentos e bebidas e isso só é possível com a união e a inovação que iniciativas como essa promovem”, concluiu a palestrante Thays Reis.