ASN BA Atualização
Compartilhe

Sebrae é parceiro no Prêmio Lixo Zero em Salvador

Evento aconteceu na Doca, no Comércio, nesta sexta-feira (6), e reconheceu boas práticas sustentáveis divididas em 31 categorias 
Por Marcia Gomes para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

A sétima edição do Prêmio Lixo Zero aconteceu pela primeira vez em Salvador, na noite desta sexta-feira (6), no auditório do Doca 1, no bairro Comércio, em Salvador. A premiação se divide em 31 categorias e é dedicada, por reconhecimento e indicação de terceiros, a boas práticas sustentáveis desenvolvidas, por pessoas e empresas, ao redor do país. A homenagem é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero, em parceria com o Sebrae Bahia.

Na noite, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, foi agraciado com um quadro de menção honrosa. Ele não pôde estar presente, mas a homenagem foi acolhida pela coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae Bahia, Márcia Suêde Mota, que também recebeu uma diplomação honrosa na ocasião. “O Sebrae está numa jornada de fazer as micro e pequenas empresas entenderem que a sustentabilidade deve fazer parte da estratégia dos seus negócios, então, participar de um evento como o Prêmio Lixo Zero, só nos fortalece”, avalia.

Márcia Suêde observa que é importante o empreendedor entender como ele pode ser protagonista nos processos de economia circular. “O empresário deve estar atento à matéria-prima que utiliza e como lida com os rejeitos. Nós oferecemos soluções às pequenas empresas para que elas transformem isso em estratégia, transformando o que poderia ser descartado, poluindo o meio ambiente, em matéria-prima para outras empresas ou para microempreendedores individuais, como artesãos, que trabalhem com esse refugo, criando um novo produto”, ressalta.

O presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini, apontou a importância de trabalhar com o Sebrae. “A parceria com o Sebrae é fundamental, porque estamos desenvolvendo uma nova economia, na qual é necessária toda a expertise da entidade em capacitar as micro e pequenas empresas”, disse. Ele lembrou, ainda, que o Sebrae capacita jovens que vão criar empresas para o setor de lixo zero, no futuro.

Embaixadora do Instituto Lixo Zero na Bahia e anfitriã do evento, aos 38 anos de idade, Leonice Brasil passou cinco anos de sua infância como catadora, em Catu. Teve a oportunidade de ir trabalhar na indústria, onde aprendeu a gerenciar resíduos. Atualmente, cursa Engenharia Ambiental e é especialista em Simbiose Industrial – coleta resíduos de uma empresa e conduz o material para ser utilizado como matéria-prima em outra empresa, com o objetivo de desviar esses rejeitos dos aterros sanitários.

Leonice é dona da Recicla Tudo Brasil e cursa Engenharia “Hoje eu estou muito feliz, porque o Prêmio Lixo Zero está sendo realizado na Bahia. O Instituto Zero Lixo veio para conectar a causa, colocar no palco boas práticas e conectar pessoas”, comenta. Ela destaca também que a rede favorece a troca de soluções entre os atores em todas as localidades do país. “Estou muito feliz com a parceria com Sebrae que abraçou essa causa do lixo zero no Brasil e na Bahia”, finaliza.

O também embaixador do Instituto Lixo Zero na Bahia, Maverick Campelo, foi, juntamente com a esposa, Leonice Brasil, coordenadora da premiação. Ele diz que a atividade o enche de entusiasmo. “Quando a gente entra nessa causa, não tem o conhecimento do que se trata e da dimensão que possui. Mas quando entendemos o significado do propósito é maravilhoso, porque são muitas pessoas unidas para atingir um mesmo objetivo”, afirma.