Agentes de desenvolvimento da Agência LÍDER Sertão do São Francisco reuniram-se em Juazeiro, Norte da Bahia, de 02 a 06 de dezembro, para participar de oficinas de capacitação para elaboração de projetos. Criada em 2022, dentro do Programa LÍDER Sertão do São Francisco, a agência nasceu com a missão de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e do ambiente de negócios do Sertão do São Francisco Baiano, ao focar na preservação da identidade regional, visando à qualidade de vida e ao bem-estar da população, e integra 10 municípios da região: Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Canudos, Curaçá, Juazeiro, Remanso, Sobradinho, Sento Sé, Pilão Arcado e Uauá.
Durante as atividades, conduzidas pelo economista Antônio Carlos Rocha, consultor com especialização em Finanças Empresariais, Inovação e Desenvolvimento Local, os agentes participaram de aulas teóricas e práticas sobre formulação de projetos nas áreas de turismo, agronegócios, inovação e empreendedorismo.
A presidente da Agência Líder Sertão do São Francisco, Qlianne Martins, aprovou a iniciativa do Sebrae ao promover o evento: “O curso de captação de recursos é uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do nosso território. Ele capacita pessoas e organizações a identificar oportunidades de financiamento e estruturar projetos alinhados às demandas locais, fortalecendo o empreendedorismo, a economia e ações sociais. Além disso, contribui para atrair investimentos e promover iniciativas sustentáveis, impactando diretamente a qualidade de vida da nossa comunidade. É uma oportunidade para transformar boas ideias em resultados concretos para os nossos municípios”.
O gerente do Sebrae na Bahia, Carlos Cointeiro, falou da importância do trabalho realizado pela agência. “Considero fundamental a mobilização dos membros da agência, para que se sintam confiantes e adquiram mais elementos para elaborar bons projetos de captação de recursos. A agência é mais uma instituição em prol do desenvolvimento do território Sertão do São Francisco com o empoderamento de lideranças regionais, que se estruturam através de uma formalidade jurídica. Foi uma semana muito proveitosa, em que todos se debruçaram na busca da capacitação necessária para enfrentar os desafios que virão em 2025”, finaliza.