Incluso na rota Caminhos do Jiquiriçá, o Restaurante Oásis D’Moura destacou-se no Concurso da Moqueca 2024, ao conquistar o segundo lugar na disputa. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), com apoio do Governo da Bahia e agregou participantes de diferentes regiões do estado para celebrar a diversidade da gastronomia baiana.
A competição se consolida como um marco no calendário gastronômico local. Como prato concorrente, o empreendimento santoantoniense apresentou aos jurados uma moqueca que combina elementos da tradição e, ao mesmo tempo, trazendo inovação para a culinária regada a dendê, destacando os sabores autênticos da região e reforçando as raízes.
“Na nossa moqueca trouxemos alguns elementos que vêm da antiguidade, valorizando as raízes identitárias presentes no dendê e é essa história e cultura que precisamos preservar. Isso é muito importante para nós”, destacou o proprietário do restaurante Oásis D’ Moura, Álvaro Moura. Só em chegar na etapa final, se classificando em segundo lugar já é motivo de alegria para a analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Karla Pedrosa.
“Esse destaque para o Restaurante Oásis D’Moura nos enche de orgulho, principalmente por saber que o desenvolvimento do negócio tem o apoio e incentivo concretos do Sebrae”, frisou. O título de vencedor do concurso ficou com o restaurante Mirantes Marina, de Itacaré, localizado na Costa do Cacau. A terceira colocação foi para o Sabor da Serra, de Lençóis, na Chapada Diamantina. Ambos os restaurantes, assim como o Oásis D’Moura, representaram com maestria suas respectivas regiões, reforçando o valor cultural e turístico da gastronomia baiana. Os organizadores do evento enfatizaram a qualidade das receitas apresentadas ao longo do concurso.
Ainda, de acordo com a Abrasel, os participantes demonstraram criatividade e habilidade ao reinterpretar a tradicional moqueca, o que contribuiu para elevar ainda mais o nível da competição. O concurso foi uma oportunidade ímpar para a promoção da culinária baiana, na medida em que valorizou a criatividade dos chefs e os ingredientes típicos, reafirmando o papel da gastronomia para o estado.