Professora de turma multisseriada de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental I na Escola Municipal Martim Romão, na comunidade de Velame, no município de Jacobina, no Centro-Norte da Bahia, Darlana Moura da Cunha foi uma das vencedoras da Campanha #HistóriasQueEducam, promovida pelo Centro de Referência de Educação Empreendedora (CER), em parceria com o Sebrae.
Com o projeto ‘O Tesouro Escondido na Lixeira” – que detalha as boas práticas na separação correta do lixo e utilização destes materiais para a confecção de outras peças, inclusive brinquedos -, a educadora concorreu com dezenas de histórias inspiradoras de todo o país e fico entre as três melhores histórias de Educação Empreendedora do Brasil.
Segundo a professora, o objetivo do projeto foi dar visibilidade ao trabalho realizado no aterro sanitário e envolver os alunos para que passem a ter um olhar diferente para os materiais descartados. “O projeto surgiu porque tenho alunos que os pais trabalham no Aterro Sanitário de Jacobina e na cooperativa de reciclagem. Assim, o intuito foi mostrar que o lixo pode ser reaproveitado de várias maneiras, inclusive na fabricação de brinquedos. A atividade trouxe visibilidade e mostrou a importância do trabalho realizado pelos pais no lixão. Os alunos passaram a ter outro olhar para os materiais descartados e a escola ficou mais limpa”, destacou Darlana.
A Escola Municipal Martim Romão participa do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae, e utiliza a metodologia do programa. A educadora conduziu atividade extraclasse com os alunos, explorando o tema ‘Brinquedos Ecológicos’ e a importância da reciclagem. A culminância do projeto ‘O Tesouro Escondido na Lixeira’ aconteceu com visita à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – Recicla Jacobina, onde os alunos puderam vivenciar de perto o processo de reciclagem e seus impactos positivos ao meio ambiente.
De acordo com a gestora estadual dos projetos de educação do Sebrae Bahia, Ana Luci des Graviers, o #HistóriasQueEducam tem o objetivo de desenvolver conteúdos e promover a inteligência do projeto no país. “Para isso, uma grande curadoria identifica grandes nomes da educação, realiza missões técnicas nacionais e internacionais e seleciona dinâmicas, abordagens e metodologias em Educação Empreendedora que estão sendo realizadas no país e que já demonstram uma grande capacidade de impactar os estudantes e a comunidade escolar e os territórios”, frisou Ana Luci.
Para o gerente regional do Sebrae, Geronilson Pereira, é sempre bom estimular as habilidades valiosas dos alunos, que inclusive são úteis para a vida, “levando essas boas práticas também para o ambiente de trabalho, contribuindo para a formação de lideranças, com uma comunicação eficaz e pensamento crítico. Entretanto, prepará-los para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e, por que não, empreender”.
Pelo ‘O Tesouro Escondido na Lixeira’, Darlana receberá, em 2025, a produção de um vídeo profissional contando sua história, uma imersão técnica presencial de dois dias no CER Experience em Belo Horizonte/MG, e kit técnico com livros e materiais sobre Educação Empreendedora. A premiação também reforça a relevância da educação empreendedora no desenvolvimento de competências essenciais, como criatividade, trabalho em equipe e responsabilidade socioambiental.
Esse ano, o Sebrae Bahia, por meio do programa Educação Empreendedora, estimulou a inscrição das ações realizadas nas escolas públicas acompanhadas pelo Programa ALI – Educação Empreendedora no Prêmio do CER #HistoriasQueEducam. Foram mais de 15 histórias submetidas pelo estado contando sobre projetos de sustentabilidade, inovação, ações para fortalecer as competências socioemocionais e a educação financeira.
“Ficamos muito felizes em saber que, diante de todas as histórias submetidas pelo país, fomos um dos três escolhidos. Isso demonstra o quanto nosso estado tem expandido a cultura empreendedora entre os gestores públicos e escolares, professores e estudantes e que já temos, sim, a possibilidade de criar estratégias próprias e inspirarmos iniciativas educadoras em outros estados”, finalizou Ana Luci.
A campanha #HistoriasQueEducam teve como objetivo valorizar práticas educacionais inovadoras que utilizam o empreendedorismo como ferramenta de transformação social. Além do projeto de Jacobina, outras duas histórias foram reconhecidas: “PROID: A Aventura de Ser Cidadão”, do professor Felipe Briguente Coelho Alves, de Rosária da Limeira (MG), e “A Horta Escolar que Transformou Vidas”, da professora Milene de Jesus Costa, de Itamarandiba (MG).
As histórias vencedoras já estão disponíveis para leitura no portal CER HISTÓRIAS. Segundo a organização, essas iniciativas servem como inspiração para que educadores de todo o país possam replicar práticas que promovam mudanças positivas nas comunidades escolares.
Em Jacobina, a atividade teve o apoio do diretor da Escola Municipal Martim, João Nildo, e da Agente Local de Inovação (ALI), do Sebrae, Florisangela Cunha. Confira as histórias vencedoras no site oficial da campanha.
Premiação
O CER Polo Sebrae de Educação Empreendedora promove a campanha #HistóriasQueEducam para engajar professores e educadores no compartilhamento de histórias inspiradoras que destacam o papel transformador da educação. O objetivo principal é celebrar as trajetórias profissionais e inspirar a comunidade escolar com experiências, vivências e exemplos positivos.
O reconhecimento nacional celebra a criatividade e o impacto de iniciativas como a da professora Darlana, que transforma o processo de ensino em experiências marcantes para os alunos. O projeto aborda a conscientização sobre sustentabilidade e reaproveitamento de materiais, incentivando os estudantes a enxergarem valor em objetos descartados, além de despertar uma nova perspectiva sobre empreendedorismo e cidadania.