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Sebrae dá dicas para construção de plano de marketing

Caminho perpassa por etapas de planejamento, implementação e avaliação
Por Rafael Lopes para a ML Comunicação
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Turbinar os resultados da empresa é um desafio que não requer fórmula pronta, mas algumas estratégias podem favorecer o alcance de metas. Uma delas é ter um bom plano de marketing para posicionar o negócio no mercado, agregando valor e diferenciando-o da concorrência. De acordo com o Sebrae, o plano de marketing pode ser a chave para o crescimento das empresas. No site é possível acessar um artigo completo dicas sobre o assunto.

O primeiro passo para desenvolver uma boa estratégia de marketing requer estudo e planejamento, ou seja, antes de começar a criar perfis em redes sociais ou investir em anúncios, é fundamental fazer um plano de marketing para direcionar as ações com assertividade e alcançar resultados favoráveis.

O plano de marketing é um documento com todas as estratégias de marketing, objetivos e indicadores de análise para um período específico e pode ser focado em uma área/tema pontual ou para campanhas específicas, como “volta às aulas”. O plano orienta ações para o cumprimento de objetivos de forma eficiente e está relacionado à gestão do negócio e ao planejamento estratégico da empresa.

Entre as vantagens de um plano de marketing estão:

 Conectar com os clientes certos, já que permite a análise de dados e pesquisas;
 Ter mais previsibilidade e trazer mais segurança na tomada de decisão;
 Economia de tempo e dinheiro, com a otimização dos investimentos;
 Alinhamento do trabalho em equipe, melhorando a integração e comunicação interna;
 Mais facilidade de gerenciar as ações, identificando oportunidades e riscos.

Etapas de construção

O plano de marketing possui três etapas, sendo a primeira de planejamento – quando é feita a análise de macro e microambientes, a definição das personas, a criação da marca e o mix de marketing. A segunda consiste na implementação, a execução do planejamento, a partir dos objetivos, metas e cronograma de ações. Por último, a avaliação visa à identificação de indicadores incluindo análise de feedbacks dos clientes.