ASN BA Atualização
Compartilhe

Últimos dias para regularização de dívidas no Simples Nacional

Empresas inadimplentes têm até 31 de janeiro para evitar exclusão do regime e manter benefícios fiscais
Por Nara Zaneli para ML Comunicação
ASN BA Atualização
Compartilhe

Microempreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas (MPEs) com pendências financeiras junto à Receita Federal têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para regularizar suas dívidas e evitar a exclusão do Simples Nacional. Essa é uma oportunidade para começar o ano com a empresa em situação regular e preservar os benefícios fiscais do regime simplificado.

Em outubro de 2024, mais de 1,8 milhão de empresas optantes pelo Simples Nacional foram notificadas pela Receita Federal para quitar seus débitos. No entanto, cerca de 1,5 milhão ainda não regularizaram a situação, o que aumenta a urgência do processo.

Para o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, é fundamental que o empreendedor busque a regularização o quanto antes, para não perder o prazo que está se encerrando. “Não é bom deixar para o último dia, porque pode gerar congestionamento no sistema, dificultando o cumprimento do prazo e complicando a vida do empreendedor”, alerta.

As empresas foram notificadas por meio do termo de exclusão do Simples Nacional, enviado através do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN). Os empreendedores podem quitar as dívidas à vista ou optar pelo parcelamento.

Risco

Aqueles que não regularizarem suas pendências correm o risco de serem excluídos do Simples Nacional, passando a ser enquadrados no regime tributário de Lucro Real ou Lucro Presumido. Quem desejar contestar o termo de exclusão deve apresentar o pedido ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, via protocolo eletrônico. Além disso, é necessário pagar todas as dívidas listadas no Relatório de Pendências, que acompanha o termo de exclusão.

Os documentos necessários podem ser acessados tanto pelo Portal do Simples Nacional, no DTE-SN, quanto pelo Portal e-CAC, ferramentas que centralizam os serviços da Receita Federal. O atendimento também está disponível pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800, que também atende via WhatsApp.