O município de Barreiras recebeu, na sexta-feiram (31), o lançamento do Selo Lilás, uma certificação concedida pelo Governo da Bahia a empresas e instituições que adotam medidas para garantir a equidade de gênero no ambiente corporativo e na sociedade. O evento foi conduzido pela assessora especial do gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Daniela Araújo, que representou a secretária estadual, Neusa Cadore. Com o apoio de diversas instituições locais, incluindo o Sebrae, o lançamento teve como principal objetivo incentivar a participação das empresas da cidade que, até o momento, não têm nenhuma organização certificada pelo programa. Atualmente, a única empresa com o selo na região Oeste está localizada no município de Luís Eduardo Magalhães.
Para a gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, o selo representa um diferencial competitivo para as empresas, além de reforçar o compromisso com a diversidade e a inclusão. “O Selo Lilás é uma excelente oportunidade de certificação e reconhecimento para as empresas e instituições que adotam boas práticas relacionadas à diversidade, em especial, quanto ao compromisso com a valorização e acolhimento das mulheres. Essa é uma importante iniciativa para redução da discriminação e violência contra a mulher. Num mercado consumidor predominantemente feminino, uma empresa que tem o reconhecimento do Selo Lilás se diferencia e certamente ganha a preferência, em especial, deste grande público”, afirma a gerente.
Durante o evento, a assessora especial do gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Daniela Araújo, apresentou os critérios do programa e divulgou o edital de inscrição, que segue aberto até o dia 12 de fevereiro. A certificação é concedida após uma avaliação criteriosa, considerando fatores como: Equidade salarial; Participação
feminina em cargos de liderança; Políticas contra assédio; Licença-maternidade e paternidade; Capacitação e desenvolvimento. Desde sua criação, em 2024, o Selo Lilás já certificou 83 empresas baianas que demonstraram comprometimento com a equidade de gênero e o enfrentamento à violência contra as mulheres. As inscrições
para esta segunda edição podem ser feitas no endereço .
Daniela Araújo destacou a importância da adesão das empresas de Barreiras à certificação, ressaltando o impacto positivo da iniciativa. “Barreiras é um grande polo comercial e industrial e não pode ficar fora dessa certificação. O selo é uma ação concreta que interfere em uma realidade muito cruel para as mulheres, que ainda sofrem assédio e desigualdade salarial. Esperamos que muitas empresas se inscrevam até o dia 12 de fevereiro para que possamos certificá-las na cerimônia que será no mês de março, em Salvador”, afirmou.

A delegada da Mulher, Marília Matos, também ressaltou o impacto social da iniciativa. “O Selo Lilás incentiva a abertura do mercado de trabalho para mulheres, o que é essencial para combater a violência doméstica. Muitas mulheres não conseguem sair de um relacionamento abusivo por não terem independência financeira. Com essa certificação, as empresas criam ambientes mais acolhedores, permitindo que essas mulheres tenham novas oportunidades e autonomia”, explicou.
Já a presidente da OAB/Barreiras, Barbara Mariani, enfatizou que a certificação é um grande avanço para a região Oeste da Bahia. “O selo incentiva empresas e instituições a fomentarem políticas públicas voltadas para a ascensão da mulher no mercado de trabalho, o combate ao assédio e a busca por equidade. Precisamos que mais empresas se engajem, pois homens e mulheres devem caminhar juntos para construir uma sociedade mais justa”, pontuou.
Pioneirismo
A Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães se destaca como a única empresa da região Oeste da Bahia a receber o Selo Lilás. A conquista reflete o compromisso da cooperativa com ações concretas e efetivas em prol da igualdade e da valorização das mulheres.
Entre as iniciativas desenvolvidas pela cooperativa para alcançar essa certificação destacam-se a implementação de políticas de equidade salarial, a garantia de oportunidades iguais para mulheres em cargos de liderança e a criação de um comitê interno dedicado às questões femininas. Atualmente, 30% dos colaboradores da empresa são mulheres, sendo que a maioria ocupa posições de chefia e confiança.
O depoimento da coordenadora do comitê de mulheres da empresa, Gláucia Cristina Scapini, fez parte do lançamento do Selo Lilás em Barreiras. Sua participação destacou a importância das iniciativas voltadas para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento feminino no ambiente corporativo. “É um orgulho para a empresa, para a cooperativa, receber esse reconhecimento, porque é uma coisa tão natural que às vezes a gente deixa passar. As coisas rotineiras a gente deixa passar e não dá tanta importância e tanta relevância. E, assim, como o selo destaca que nossas pequenas ações são importantes, sim, e elas devem ser levadas, valorizadas. É uma grande alegria ter esse reconhecimento estadual”, considera.

