O I Fórum das Associações dos Marceneiros do Sul da Bahia reuniu cerca de 70 profissionais do setor no último dia 20 de fevereiro, no SESI/SENAI, em Ilhéus. O evento foi promovido pelo Sebrae, pela Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul da Bahia (Sindicontasul), pela Associação dos Marceneiros do Sul da Bahia (AMSB) e pelo Sistema Fieb, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e a competitividade da marcenaria no sul do estado.
Com o tema “Transformando desafios em oportunidades no setor de marcenaria”, o fórum ofereceu palestras e debates sobre temas essenciais para o crescimento da área, como cooperativismo, saúde e segurança no trabalho e planejamento tributário. Além disso, a iniciativa contou com o apoio e a participação das prefeituras de Ilhéus, Itabuna e Buerarema, por meio das secretarias de Indústria e Comércio, bem como da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e da AMURC.
De acordo com o gerente adjunto do Sebrae regional, Michel Lima, o evento foi um passo importante para a capacitação dos marceneiros e a estruturação do polo moveleiro na região. “Falamos sobre a importância do associativismo e cooperativismo, além de temas fundamentais como saúde e segurança no trabalho e planejamento tributário”, destacou.
A programação incluiu palestras sobre O Poder das Cooperativas: Transformando Ideias em Realidade, Saúde e Segurança no Trabalho e Planejamento Tributário para Pequenos Negócios, proporcionando aos participantes um espaço de aprendizado e networking.
O evento reforçou o compromisso das entidades organizadoras em apoiar o desenvolvimento do setor moveleiro, promovendo inovação, profissionalização e sustentabilidade para os marceneiros da região.

