Nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Sebrae em Jacobina, a partir do Projeto Cafés Especiais, iniciou o contato com clientes e parceiros da cadeia produtiva do café em Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Serra dos Morgados, em Jaguarari, no Centro-Norte da Bahia.
O novo projeto do Sebrae foi apresentado com explicações sobre o seu funcionamento a fim de entender a realidade dos produtores locais. Os contatos são fundamentais para identificar as necessidades dos produtores e organizar o planejamento anual das ações a serem executadas, visando a melhoria contínua da qualidade do café e a expansão para novos mercados.
“O Sebrae conseguir atender a cadeia produtiva com um projeto específico representa uma conquista para a região. Os produtores eram assistidos pelo Senar, com assistência técnica. Agora, iremos unir forças para potencializar os resultados”, pontuou o gerente regional do Sebrae Geronilson Pereira.
No dia 21, o Sebrae se reuniu, na Serra dos Morgados, com representantes de associações, cooperativas, produtores e representantes municipais. A atividade, regada a café de qualidade, serviu para identificar as necessidades dos produtores e organizar o planejamento anual das ações a serem executadas.
De acordo com a gestora do projeto na regional, Amanda Teixeira, o principal objetivo do projeto é melhorar a qualidade do café, desde a produção até a apresentação nas prateleiras e, assim, acessar novos mercados. “A realidade da região é de pequenos produtores e aprimorar a qualidade é primordial para garantir mais rentabilidade e sustentabilidade para eles”, destacou.
Durante o encontro também foi discutida a realização do III Ecofestival do Café Serra dos Morgados que irá acontecer entre 18 a 20 de julho de 2025.

