A Agência do Sebrae em Barreiras que atende a 41 municípios da região Oeste da Bahia realizou uma série de encontros no território do Velho Chico e Rio Corrente, com os secretários de agricultura dos municípios que compõem essas regiões. As reuniões, que aconteceram em Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, tiveram como objetivo alinhar ações de planejamento voltadas ao desenvolvimento da agricultura, o fortalecimento das micro e pequenas empresas, e a promoção das vocações econômicas da região.
De acordo com o gerente do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, os encontros foram uma oportunidade para entender as demandas locais e estabelecer ações conjuntas com os municípios. “No fundo, é entender as demandas para o desenvolvimento da agricultura, das potencialidades econômicas e do fortalecimento das micro e pequenas empresas. Ações que o Sebrae poderá atender em parceria com eles. Tivemos a oportunidade de discutir com secretários municipais sobre as vocações econômicas e potencialidades. Vamos fazer um trabalho para que a pauta dos pequenos negócios continue sendo prioridade dos governos dos nossos municípios”, destacou.
No município de Bom Jesus da Lapa, a reunião institucional do Consórcio Velho Chico, que contou com a participação de prefeitos e secretários municipais, foi o ponto de partida para alinhar as ações do Sebrae com as necessidades dos municípios. O encontro focou no desenvolvimento econômico e social da região, com destaque para as iniciativas que serão implementadas em cada cidade integrante do consórcio.
Já em Santa Maria da Vitória, os encontros continuaram com o foco nas ações do Sebrae, especialmente no fortalecimento das cadeias produtivas. Durante a visita à sede do Consórcio Velho Chico, os secretários de agricultura discutiram ações específicas para suas regiões, enquanto representantes do Sebrae participaram de uma reunião no Projeto Formoso. A discussão com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) visou o alinhamento de estratégias para o desenvolvimento do Projeto de Fruticultura, que promete impulsionar a economia e gerar novas oportunidades para os produtores rurais.
As reuniões de planejamento nos territórios do Velho Chico e Rio Corrente aconteceram na segunda quinzena do mês de fevereiro. O próximo encontro será com os secretários de desenvolvimento econômico e de agricultura do Consorcio da Bacia do Rio Grande.

