ASN BA
Compartilhe

Sebrae e Prefeitura de Santa Maria da Vitória inauguram Sala do Empreendedor

Espaço vai oferecer serviços de apoio para micro e pequenos negócios
Por Silvania Costa para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

O município de Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia, passou a contar oficialmente com uma Sala do Empreendedor. A inauguração do espaço, realizada por meio de uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal, reuniu autoridades locais, empresários e representantes de instituições. O objetivo é fortalecer o ambiente de negócios e fomentar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas na região.

Estiveram presentes o gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, o analista técnico Danilo Ivo, o prefeito de Santa Maria da Vitória, Antônio Elson Marques da Silva, o secretário municipal de Agricultura, João Ferreira, além de empreendedores locais e lideranças institucionais.

Durante a cerimônia, Emerson Cardoso destacou a relevância da nova estrutura para o município. “O mais importante é nós entendermos que tão importante quanto educação, saúde e infraestrutura é o desenvolvimento econômico da nossa cidade. A partir do momento que você cria uma ambiência favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios, o município cresce com responsabilidade e sustentabilidade. Então, estamos muito felizes com esse momento e agradecemos por essa parceria com o município de Santa Maria da Vitoria”, afirma o gerente.

O prefeito Antônio Elson ressaltou o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico. “Inaugurar uma sala do empreendedor é fomentar o pequeno e o médio empresário, é fazer com que as pessoas acreditem no potencial da sua marca, do seu produto e em especial da nossa cidade, que é uma cidade polo e tem crescido bastante. Não tenho dúvidas que Santa Maria em pouco tempo se tornará referência em todo o Oeste e em toda a Bahia”, declarou.

Já o secretário de Agricultura, João Ferreira, reforçou a importância do espaço para os trabalhadores do campo e pequenos produtores. “A inauguração da sala do empreendedor vai permitir a abertura de novos negócios, vai atrair novos investidores para Santa Maria da Vitória e isso vai transformar a nossa cidade no crescimento econômico em todas as direções”, disse.

Desenvolvimento

As Salas do Empreendedor, iniciativa promovida pelo Sebrae em parceria com prefeituras municipais, têm se consolidado como uma importante ferramenta de apoio ao desenvolvimento econômico local. Criadas com o objetivo de simplificar e facilitar o ambiente de negócios, essas unidades oferecem atendimento especializado voltado para micro e pequenas empresas, além dos Microempreendedores Individuais (MEIs).

Funcionando como pontos de atendimento centralizados, as Salas do Empreendedor prestam diversos serviços, tais como apoio na abertura, regularização e baixa de empresas. Além disso, fornecem orientações sobre gestão empresarial, formalização e acesso a informações essenciais para o crescimento e fortalecimento dos empreendimentos. A proposta é promover a desburocratização e aproximar o empreendedor dos serviços públicos e das soluções oferecidas pelo Sebrae, contribuindo para a geração de emprego, renda e o fortalecimento da economia.

A unidade de Santa Maria da Vitória, inaugurada no dia 15 de abril, contará também com atendimento do CrediBahia, programa que oferece crédito para empreendedores formais e informais das áreas de produção agrícola, indústria, comércio e serviços. O valor dos empréstimos varia de R$ 500 a R$ 21 mil, com taxa de juros de 1,8% ao mês para mulheres, na linha CrediMulher, e 2% ao mês para homens. O prazo de pagamento é de até 24 meses, com carência de até seis meses.

A supervisora territorial do CrediBahia, Adriana Almeida, destacou o papel do programa na inclusão produtiva. “O impacto que o Credibahia vai ter aqui no município de Santa Maria da Vitoria vai ser um grande diferencial. Diferente dos bancos oficiais a nossa linha de crédito tem o juro menor. Isso vai possibilitar que os empreendimentos possam investir em capital de giro, investimentos em compra de maquinário, alavancando e trazendo renda para o município”, disse Adriana.