ASN BA
Compartilhe

Boa Nova inicia ações do programa Cidade Empreendedora

Integração entre secretarias municipais é um dos objetivos de desenvolvimento do município
Por Nayla Gusmão para ML Comunicação
ASN BA
Compartilhe

Entre os municípios que aderiram ao programa Cidade Empreendedora no sudoeste baiano em 2025 está Boa Nova. Conhecido como “paraíso das aves”, o município com cerca de 14 mil habitantes tem atraído turistas para suas trilhas, cachoeiras e mirantes, mas, o turismo científico e ecológico se destaca principalmente entre os que desejam realizar passeios para observação de aves.

E para valorizar os pequenos negócios, os colocando no centro do desenvolvimento econômico municipal, Boa Nova aderiu ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae. A iniciativa é voltada para gestores públicos que desejam direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico e ocorre a partir de diferentes eixos de atuação.

A primeira ação foi realizada no município, no mês de abril, um encontro que reuniu servidores das secretarias municipais, para uma capacitação, apresentação do programa e fortalecimento da gestão pública. O gerente adjunto do Sebrae em Vitória da Conquista, Lívio Moniz, esteve presente no encontro. “Boa Nova foi uma das 17 cidades, entre as 84 atendidas pela unidade sudoeste do Sebrae Bahia, que aderiram ao programa cidade empreendedora. Estamos certos, que ao longo do desenvolvimento das ações, os pequenos negócios e a economia local serão fortalecidos”, disse o gerente.

O prefeito da cidade, Lucas Meira, também ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para o desenvolvimento das atividades. “O Sebrae vem nos ajudando a despertar o espírito empreendedor em nossa cidade. O município de Boa Nova tem muito potencial e temos certeza que essa iniciativa vai alavancar o turismo aqui, só temos que agradecer ao Sebrae”, afirmou o gestor.

O secretário de turismo de Boa Nova, Arnóbio Júnior, destaca que a necessidade de fomentar o empreendedorismo e promover interação entre as secretarias municipais foi o que motivou a participação no programa. “Empreendedorismo é o eixo principal, fazer com que a gestão fale de empreendedorismo em todas as áreas. Estamos em um município com vocação para o turismo de natureza, por isso a necessidade de aprender, gerar emprego e renda aos pequenos, médios e futuros empreendedores”, destacou o secretário.

-