A Bahia brilhou no VIII Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau (SC), de 10 a 13 de julho, ao ganhar 46 medalhas: 10 de bronze, 22 de prata, 13 de ouro e 1 de melhor do estado. A competição nacional de queijos artesanais reuniu ao todo 2.291 inscrições de todo o país. A missão baiana foi conduzida pelo Sebrae e os produtores da Cooperativa Capribéee, do município baiano de Curaçá, foram destaque, ao receberem a medalha de melhor queijo artesanal do estado, além de mais quatro (duas de prata e duas de ouro). A Laticínios Búfalas Garota, de Itambé, conquistou o maior número de medalhas para a Bahia nesta edição, sendo ao todo 10 (4 de bronze, 4 de prata e 2 de ouro).

Com premiações em queijos de leite de vaca, cabra e búfala, a Bahia mostrou o seu potencial em diferentes territórios e sistemas produtivos, reforçando a força da agroindústria artesanal baiana. A presença de vários produtores de várias regiões do Extremo-Sul ao Sertão evidencia o crescimento técnico das queijarias, muitas delas já regularizadas com a identidade regional valorizada e produtos de excelência reconhecidos nacionalmente. Os jurados avaliaram os diferentes tipos de queijos utilizando critérios como aparência, sabor, textura e fidelidade ao estilo.
“Essa diversidade de origens de tipos de leites premiados reforça que a Bahia está construindo um novo capítulo na história do queijo artesanal brasileiro, com qualidade, autenticidade e compromisso com o desenvolvimento rural sustentável”, avalia o analista técnico do Sebrae Bahia. Ismael Santos da Trindade Silva, que conduziu a missão de produtores de queijos artesanais até a competição.
-
-
-

O gestor de Agronegócios do Sebrae, Valdemir Cavalcanti, comemorou a conquista da Capribéee. “Comemoramos essas conquistas da Capribéee e ficamos felizes por saber que as intervenções técnicas, gerenciais e de inovação do Sebrae contribuíram para o sucesso dos queijos no Prêmio Queijo Brasil 2025”, disse.
“As participações e premiações em eventos voltados ao setor de leite e derivados abrem um leque de oportunidades para a Capribéee. O fato de o nosso queijo ter mais visibilidade e reconhecimento em todo o país possibilita um maior valor agregado e melhora a vida do produtor”, finalizou a diretora-presidente da Capribéee, Eugênia Ribeiro.
A produtora Domitilia Rodrigues Pinheiro é proprietária da Queijaria Recanto das Águas, de Guaratinga, e participou pela primeira vez de uma missão empresarial como essa. “Procurei o Sebrae em junho. Logo apareceu essa oportunidade maravilhosa e embarquei em busca de mais conhecimento. Foi uma experiência única que mudou minha mentalidade sobre as inúmeras possibilidades do queijo”, disse.
Veja a lista completa com os vencedores de municípios baianos:
Curaçá
Cooperativa Capribéee – 5 (2 de prata, 2 de ouro e 1 de melhor do estado)
Itanhém
Laticínio Meio do Mundo – 1 (bronze)
Queijaria Maravilha – 2 (1 de prata e 1 de ouro)
Riachão do Jacuípe
Queijai Artesanais – 2 (1 de bronze e 1 de prata)
Medeiros Neto
Fazenda Matriarca – 1 (ouro)
Piritiba
Laticínios Campo Verde – 1 (prata)
Feira de Santana
Queijo Santa Fé – 1 (bronze)
Vitória da Conquista
Herdade – 2 (ouro)
Gavião
Laticínio da Bonita – 1 (prata)
Lajedão
Queijaria Flórida – 1 (prata)
Guaratinga
Fazenda Recanto das Águas – 1 (prata)
Nova Fátima
Queijaria Lácteo Boa Vista – 1 (ouro)
Ibicoara
Queijaria Artesanal Sincorá da Serra– 4 (3 de prata e 1 de ouro)
Porto Seguro
Trevo dos Búfalos – 2 (prata)
Ilhéus
Naturagro – 3 (2 de bronze e 1 de prata)
Vereda
Recanto do Queijo – 4 (2 de prata e 2 de ouro)
Itamaraju
Queijo do Monte – 2 (1 de prata e 1 de ouro)
Candiba
Laticínio Excelência – 2 (1 de bronze e 1 de prata)
Itambé
Laticínios Búfalas Garota – 10 (4 de bronze, 4 de prata e 2 de ouro)


