Uma trajetória marcada por inovação, impacto social e empreendedorismo de alto nível. Desde os 14 anos, quando vendia produtos de beleza e trufas para realizar o sonho de cursar uma faculdade fora de sua cidade natal, a empresária Paloma Coutinho, finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, já demonstrava visão e coragem. Hoje, à frente de uma empresa de consultoria e tecnologia em saúde com atuação no Brasil e na Europa, ela celebra uma conquista que representa não apenas reconhecimento, mas também visibilidade para mulheres que transformam realidades por meio da ciência e dos negócios.
Graduada em Biotecnologia, ela acompanhou de perto a vulnerabilidade do sistema de saúde em municípios do interior, onde clínicas privadas são, muitas vezes, a única alternativa para pacientes do SUS. Ao lado do noivo, também especialista em tecnologia e negócios, identificou uma lacuna no mercado: a ausência de gestão estratégica, inteligência comercial e uso eficiente de dados na área da saúde.
Foi então que surgiu a missão que guia sua empresa: maximizar a lucratividade de clínicas e profissionais de saúde para que, com tecnologia e estratégia, possam entregar uma experiência excepcional ao paciente. “Quanto mais forte a clínica como negócio, maior o potencial dela de crescer e entregar mais qualidade para esse paciente”, ressalta Coutinho.
Hoje, a empresa atende clínicas no Brasil e no exterior, e é parceira do Governo de Luxemburgo no processo de digitalização da saúde. Por meio do sistema Doctolux — desenvolvido para o mercado luxemburguês —, a empresa será responsável pela integração das transações financeiras entre pacientes, profissionais e o sistema nacional de saúde do país. Além dele, a startup também criou o FuturiSaúde, primeiro sistema de gestão de clínicas do Brasil com inteligência artificial de atendimento integrada ao WhatsApp.
A consultoria atua desde clínicas em estágio inicial (nível C) até aquelas já estruturadas (nível S), com foco na evolução dos resultados financeiros, implantação de tecnologias e qualificação da experiência do paciente. “Um dos nossos clientes saiu do zero e hoje é um dos dentistas mais respeitados de Luxemburgo. Até jogadores famosos o procuram. Isso mostra o potencial do nosso trabalho e o quanto a saúde pode ser elevada com tecnologia e estratégia bem aplicadas”, disse a empresária.
Marco simbólico
Para ela, ser finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, categoria ciência e tecnologia, é um marco simbólico e transformador. “Como mulher de negócios e cientista biotecnologista, sei o quanto é rara essa posição. Estar entre tantas mulheres poderosíssimas me traz alegria imensa. Esse prêmio oferece visibilidade, reconhecimento e impulsionamento ao nosso trabalho. Quero mostrar que há muitas de nós entregando excelência, mesmo com tantas limitações”, afirmou Coutinho.
A orientadora de negócios do Sebrae, Priscila Gomes, também destaca a força dessa conquista. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma vitrine para valorizar o protagonismo feminino. Ter uma finalista que é destaque na nossa região em tecnologia, inovação e empreendedorismo reforça que as mulheres estão, sim, liderando as transformações que o Brasil e a nossa região precisam. A Paloma é uma liderança local, inclusive entre mulheres jovens, e tê-la entre as finalistas é uma alegria e uma realização muito grande”, concluiu Gomes.

